PREFEITURA INICIA PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO COM CAMINHADA E PASSEIO CICLÍSTICO

14 de janeiro de 2023

No próximo dia 19, Guimarães completa 265 anos de história, tradição e beleza. As festividades já começaram. Na tarde do dia de 13 de janeiro, houve caminhada e passeio ciclístico nas principais ruas da cidade, terminando no Ginásio Rubens Teixeira Goulart, onde mais moradores se juntaram à festa, que culminou com um animadíssimo aulão de ritmos (Zumba).

 Durante o percurso, foram divulgadas orientações sobre a campanha Janeiro Branco, que tem foco na saúde mental, e também sobre o janeiro Roxo, que alerta sobre a prevenção e cuidados da hanseníase.

Estavam presentes o prefeito Osvaldo Gomes, secretários municipais, colaboradores da gestão e a sociedade em geral.

Vale destacar o apoio da Polícia Militar que esteve no local, garantindo a segurança e a alegria dos presentes.

Nossa agenda comemorativa apenas começou e teremos muita festa até o final do mês, com shows musicais, atividades culturais, desfile de moda, oficinas culturais, inaugurações importantes na área da saúde, atrações turísticas da cidade, entre outras.

A programação foi elaborada para promover a cultura e o lazer da cidade, unindo diferentes gerações e incentivando a participação de todos. Nossa Guimarães merece!

PREFEITURA DE GUIMARÃES

EU AMO, EU CUIDO!

Publicado em Saúde

PREFEITURA ENCERRA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE NATAL COM QUEIMAÇÃO DE PALHINHAS

7 de janeiro de 2023

A Praça Luís Domingues tem sido palco para diversas atividades culturais, desde o início de dezembro de 2022. A tradicional programação de fim de ano contou com show musical de jovens e crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Cantata Natalina do Bombeiro Mirim – Poeta Sousândrade e Pastor das comunidades da Rocinha-sede e do quilombo de Damásio. As apresentações reuniram um grande público para celebrar o Natal, prestigiar a tradição do Pastor e apreciar a decoração feita com muito carinho pela secretaria municipal de Cultura e Turismo, que contribuiu para dar o tom de beleza e alegria. Vale destacar o lindo Presépio, a Casa do Papai Noel e um painel de LED anunciando a chegada de 2023.

A programação natalina foi encerrada com o costume da cultura local de queimação de palhinhas e distribuição de chocolate com bolo para os presentes, com a presença do secretário municipal de Cultura e Turismo, Antônio Marcos Gomes, que enfatizou a importância de manter viva a cultura vimaranense e incentivar as novas gerações a valorizar e participar dos festejos culturais do município.

PREFEITURA DE GUIMARÃES

EU AMO, EU CUIDO!

Publicado em Turismo e Cultura

V CONFERÊNCIA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE É REALIZADA NA COMUNIDADE DE PRATA EM GUIMARÃES

8 de dezembro de 2022

A Conferência Municipal é um espaço coletivo e democrático de discussão e articulação de propostas e estratégias de organização.

Para tanto, o governo municipal e a sociedade civil organizada de Guimarães reuniram-se ontem, 7 de dezembro de 2022, na V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, na Unidade Mais Integral Mateus Avelar, em Prata, para debater e decidir as prioridades nas Políticas Públicas do ano de 2023.

O tema do evento foi: “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de COVID-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

O objetivo maior desta Conferência foi promover ampla mobilização social, reflexão e avaliação dos reflexos da pandemia da COVID-19 na vida das crianças, dos adolescentes e suas famílias. O encontro é uma realização da prefeitura, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA e da secretaria municipal de Assistência Social.

Compareceram ao evento: o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente: Joyce Anne Moreira; Marlyzete Coutinho- representando o Prefeito Osvaldo Gomes que também enviou uma fala de forma virtual, assim como o Promotor de Justiça, Frederico Bianchini. Representando o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores- Alfredo Louzeiro; Tenente Antônio Reginaldo Lopes; Secretaria de Assistência Social- Olivia Francisca Gonçalves; Presidente da comunidade: Glauber Silva; Articuladora do Selo Unicef: Fernanda Cardoso; Jenille Britto: representando a sociedade civil no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Guimaraes; Mayrla Silva- representando o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes- NUCA, além de vereadores, secretários, alunos e pais, moradores do setor l e lV e demais colaboradores da gestão. 

“Foi um momento especial onde pudemos discutir políticas efetivas para minimizar todo o atraso social sofrido por elas no período pandêmico. É uma problemática que precisa ser acompanhada de perto por todos nós que fazemos parte do poder público e da sociedade civil”, esclareceu a presidente do CMDCA, Joyce Ane Moreira dos Anjos Fournier.

Renan, morador da comunidade quilombola de Lago do Sapateiro, disse que a Conferência foi de muita criatividade na solução de políticas futuras para as crianças e adolescentes. Enfatizou que o diferencial desta edição, foi a gestão municipal contemplar a zona rural de Guimarães, levando a Conferência para a comunidade de Prata.

“O poder executivo está de parabéns por investir fortemente nas conferências, uma vez que elas são espaços de discussão sobre o futuro das crianças e adolescentes da nossa cidade. O legislativo também se fez presente, pois nos dispomos a aprovar as decisões tomadas”, declarou Jenille Brito.

O vereador Alfredo, representante da Câmara Municipal de Guimarães, disse:

“É muito importante que o poder público e a sociedade civil, se reúnam nessa corrente do bem em que as políticas públicas voltadas para o bem comum são o centro da discussão. Dessa forma, sejam construídos mecanismos para que possamos tirar o atraso social causado pela pandemia da covid-19 e avançar cada vez mais na proteção das nossas crianças e adolescentes”.

“Neste dia especial, reunimos toda a comunidade vimaranense, representada por vários segmentos tanto poder público quanto sociedade civil, para discutirmos as situações de violências e vulnerabilidades quais foram expostas as nossas crianças e adolescentes, em decorrência do covid-19.  Sabemos que a pandemia não acabou e os cuidados precisam ser mantidos.  O principal desafio pautado girou em torno de encontrarmos soluções que reparem todos os danos causados por ela.  Trouxemos a discussão para a Unidade Mateus Avelar Mais Integral, em Prata e conseguimos reunirmos um quantitativo significativo de adolescentes e crianças (alvo principal), para fazer a discussão e apresentação de propostas ao poder público municipal, para que esses danos sejam reparados”, explicou a Articuladora do Selo Unicef do município, Fernanda Cardoso.

Para a secretária de assistência social, Olívia Francisca, a data da realização da Conferência, foi oportuna, pois coincide com a comemoração dos 29 anos da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), que oferta serviços, programas e projetos na política de Assistência Social. Afirmou ainda que o momento foi de discutir propostas, ações e estratégias para crianças e adolescentes, no âmbito municipal, estadual e federal. Olívia agradeceu a equipe de colaboradores, os representantes dos conselhos, às crianças e adolescentes que se fizeram presentes, destacando que o objetivo foi alcançado.

Foram escolhidos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual, que será uma importante oportunidade para garantir políticas públicas para os vimaranenses.

COMPOSIÇÃO DOS DELEGADOS

Sociedade Civil 

Conselho municipal do direito da criança e adolescente: 

Delegado titular: Adriano Correia

Delegado Suplente: Jamile Brito

Poder Público

Delegado Titular:  Adriana Alves 

Delegado Suplente:  Itenilson Maia 

Representando a Secretaria de Assistência Social:

Delegado titular: Lidiane Cantanhede

Delegado suplente: Elenilde Rabelo

Representando a Secretaria de Saúde:

Delegado titular: Glauce Silva

Delegado Suplente: Ruth Soares

Representando a Secretaria de Educação:

Delegado titular: Rosilene Nogueira

Delegado Suplente: Alice Sá

Representando a Sociedade Civil Organizada:

Delegado titular: Priscila Batista

suplente: Susiane Barbosa

Representando Crianças

Titular: Maria Eduarda

Suplente: Lívia Maria

Representando Adolescente

Titular: Mayrla Silva

Suplente: Jamile Fonseca

Vale destacar que essa foi a primeira vez que uma Conferência foi realizada na zona rural de Guimarães. Além de ser um marco para a população do setor 2, representa os avanços da gestão Eu Amo Eu Cuido, que busca integrar todas as comunidades vimaranenses.

Prefeitura de Guimaraes 

Eu amo, eu cuido!

Publicado em Assistência Social

EDUCAÇÃO VIMARANENSE SE DESTACA EM 2022 E RECEBE TRÊS MENÇÕES HONROSAS DA UNDIME

8 de dezembro de 2022

A Undime está promovendo, em São Luís, um Seminário com prefeitos e secretários municipais de Educação para planejarem o ano de 2023. O evento conta com renomadas personalidades da área educacional, gestores de órgãos federais e estaduais.

Na ocasião, a entidade homenageou os municípios que mais se destacaram em 2022, ao atingirem as metas planejadas.

Com o empenho da administração municipal, por meio da secretária municipal de Educação,  coordenadores, gestores escolares, professores e demais funcionários que  trabalham em conjunto pela constante melhoria da educação vimaranense,  o município de Guimarães  foi condecorado com três menções honrosas por estar no 5° lugar entre os 217 municípios maranhenses, no resultado do IDEB 2021- séries finais (6° ao 9° ano); pelo uso da Plataforma Conviva e ainda pelas ações de sucesso na Busca Ativa Escolar,  atingindo todas as metas.

Para o prefeito Osvaldo Gomes, essas premiações são resultados de pessoas compromissadas em fazer o melhor por uma educação de qualidade. A secretária municipal de Educação, professora Marinilde Machado, agradeceu pelo empenho de cada um dos funcionários envolvidos, e que a responsabilidade agora se torna para continuar fazendo muito mais.

Prefeitura de Guimarães

Eu amo, eu cuido!

Publicado em Educação

COORDENADORAS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL E REPRESENTANTE DOS GRUPOS DE MULHERES QUILOMBOLAS, PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO EM SÃO LUÍS

8 de dezembro de 2022

As coordenadoras da CGCAIPD, Augusta Nogueira e de Igualdade Racial, Jucielly Andrade, acompanhadas pela representante do Grupo de Mulheres da Comunidade Quilombola de São Benedito de Caratíua, Iranilde Fonseca, cumpriram agenda de três dias, em São Luís.

Elas participaram da capacitação “Te Empodera, Mulher”, que teve a participação de lideranças de todos os grupos contemplados e, também, das gestoras municipais de políticas para as mulheres dos 30 municípios onde o programa atua.

Um dos objetivos da capacitação realizada na Escola de Governo é formar lideranças, oferecendo conhecimentos e instrumentos para aprimorar a gestão de seus negócios.

 As coordenadoras também aproveitaram para adquirir mais conhecimento no Seminário Estadual “Diálogo sobre violência contra as mulheres no Estado do Maranhão”.

Diversas autoridades e especialistas na temática do combate à violência contra as mulheres estavam presentes. Entre elas, a secretária de estado da Mulher, Célia Salazar.

Foram momentos de reflexão e discussão sobre as políticas públicas de erradicação de todas as violências sofridas por mulheres.

No final da capacitação, as participantes receberam certificado e saíram com informações renovadas para atuar com mais motivação na causa da mulher.

Prefeitura de Guimarães

Eu amo, eu cuido!

Publicado em Assistência Social

EM RITMO DE COPA DO MUNDO, A FEIRINHA GUIMARÃES DIVERTIU O PÚBLICO QUE COMPARECEU NA PRAÇA LUÍS DOMINGUES

6 de dezembro de 2022

Em ritmo de Copa do Mundo, a Praça da Família Luís Domingues, estava toda decorada de verde e amarelo para receber a população vimaranense e visitantes.

A galera que compareceu ficou satisfeita com o visual alegre em clima de Copa, as apresentações culturais, barracas variadas com delícias da nossa culinária, vendas de produtos agrícolas, roupas, artesanato, serviços de saúde e uma TV para acompanhar os jogos.

Teve ainda um momento de louvor da Igreja Assembleia de Deus Templo Central, a boa seresta com o cantor Chipa do Arrocha e o lançamento do livro X Antologia Cultive, em homenagem ao bicentenário de Maria Firmina dos Reis, da escritora Valquíria Imperiano.

O prefeito Osvaldo Gomes compareceu acompanhado da primeira dama Almerice Ferreira e dos secretários municipais.

A Ferinha Guimarães é realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Gabinete, Sala do Empreendedor e conta com a parceria das demais secretarias.

O objetivo da Feira é incentivar o empreendedorismo e a cultura local, movimentar o setor do turismo, aquecer a economia e gerar renda para as famílias. A receptividade da população confirma o sucesso da iniciativa!

“A Feirinha Guimarães já faz parte do calendário cultural do nosso município. Nesta última, tivemos a honra de fazer o lançamento do livro X Antologia Cultive, da escritora Valquíria Imperiano, que veio diretamente da Suíça. Foi um diferencial, que enfatiza o quanto Guimarães é privilegiada e está expandindo a cultura de Maria Firmina dos Reis, sua vida e obras, para o mundo. Precisamos engrandecer o trabalho das nossas secretarias, que juntas promovem alegria com essa realização”, expressou o prefeito Osvaldo Gomes.

Valquíria Imperiano, paraibana, moradora da Suíça, contou que para consolidar a história escrita por ela, resolveu vir a Guimarães, fazer um tour e conhecer o lugar que propagou Maria Firmina. Para ela, a satisfação foi enorme, pois a romancista é um estandarte, revolucionária, com características de liberdade e união.

“A Feirinha Guimarães é uma iniciativa muito importante, que fomenta não apenas o empreendedorismo, mas também impulsiona a economia em nossa cidade. A Casa da Juventude só tem a agradecer pela oportunidade de participar pela primeira vez”, declarou Beatriz Cunha.

Para Danielle dos Anjos, que ganha uma renda extra vendendo seus produtos, a Feirinha é uma oportunidade de aumentar sua renda, além de movimentar o fim de semana e trazer alegria aos vimaranenses.

A visitante Sandra Regina, se divertiu com o show do cantor Chipa do Arrocha. Ela diz que foi a primeira vez que participou e que vai vir mais vezes.

Publicado em Institucional

COMUNIDADE QUILOMBOLA DE SÃO BENEDITO DE CARATÍUA RECEBE CERTIFICAÇÃO ESTADUAL EM SÃO LUÍS

18 de novembro de 2022

O Prefeito Osvaldo Gomes esteve presente na tarde de ontem, 18, no auditório João Goulart em São Luís, para participar do Ato Político em alusão ao Dia da Consciência Negra e entrega de certificação estadual para a comunidade quilombola São Benedito de Caratíua.

Estavam presentes também, Jucielly Andrade – Coordenadora da Igualdade Racial, Leandro Abrantes Ribeiro – vice-presidente da comunidade de Caratíua e Ligiane Cantanhede – diretora da Proteção Especial, representando a secretária de assistência social Olívia Francisca.

A certificação estadual de comunidades Quilombolas é um dos efeitos do Estatuto Estadual da Igualdade Racial e visa oficializar a existência das comunidades quilombolas junto ao Governo Estadual, facilitando a chegada de políticas públicas. Além disso, permite a participação de toda a sociedade em ações voltadas ao fortalecimento da política de igualdade racial.

Para a coordenadora de igualdade racial, Jucielly Andrade, essa certificação representa o empenho que os moradores da comunidade de São Benedito de Caratíua tiveram em se organizar, mandar as documentações necessárias para o Governo do Estado e assim ter acesso aos benefícios que essa certificação traz. Ela reiterou a importância das outras comunidades que procurarem os setores responsáveis para que possam buscar também esse reconhecimento.

O evento teve a participação do secretário de Estado da Igualdade Racial Gerson Pinheiro, da secretária adjunta da SEIR, Socorro Guterres, da secretária de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP) Amanda Costa e do governador Carlos Brandão, além de deputados federais, estaduais, representantes de entidades e instituições voltadas para o povo negro.

“É muito importante estar aqui representando o município de Guimarães. Honrados em trazer a Comunidade de São Benedito de Caratíua, mostrando que seus membros se organizaram e se empenharam, com a ajuda da coordenação de igualdade racial, inserida na nas políticas da assistência social.  Uma mobilização que resultou nessa certificação e que agora Caratíua pode acessar aos benefícios e ações do Governo do Estado para melhorar cada vez mais suas potencialidades”, disse o prefeito Osvaldo Gomes.

Prefeitura de Guimarães

Eu amo, eu cuido!

Publicado em Interesse Público

AÇÃO PREFEITURA CIDADÃ É REALIZADA NA COMUNIDADE DE GENIPAÚBA

18 de novembro de 2022

A Ação Social Prefeitura Cidadã Eu Amo Eu Cuido, chegou nesta quinta-feira, 17, na comunidade de Genipaúba. Todas as secretarias municipais estiveram presentes levando diversos profissionais e serviços.

Os moradores de Genipaúba e das comunidades vizinhas, tiveram acesso aos serviços de atendimento médico e testes rápidos com equipe da saúde; atualização cadastral com equipe do CRAS; cadastro de criadores, com a secretaria de agricultura; equipes do CRAS e CREAS fazendo visitas; busca ativa escolar; momento com os profissionais do Farol do Saber e entrega de fardamento para os alunos.

O prefeito Osvaldo Gomes esteve presente, reforçando que a prefeitura de Guimarães busca está em todos os momentos cuidando da sua gente, com ações constantes em todos os setores do município.

“A ação Prefeitura Cidadã Eu Amo Eu Cuido veio para que possamos levar para as nossas comunidades, serviços que elas precisam, sem que tenham gastos com deslocamento para a sede do nosso município. O resultado é que conseguimos, através das nossas secretarias, alcançar essas pessoas e, ao mesmo tempo, interagir com elas, ouvir seus anseios e necessidades”, disse o prefeito Osvaldo Gomes.

Olavo Cardoso disse que é importante levar esses atendimentos até as comunidades. Para ele, as pessoas precisam estar informadas sobre os serviços das secretarias e do quanto elas podem contribuir para o seu bem estar.

A secretária de assistência social, Olívia Francisca, disse:

“Muitas vezes, as pessoas precisam de algum atendimento médico ou de qualquer outra natureza, mas não conseguem se deslocar até a sede. Assim, é de muito bom tato, que a gestão municipal traga esses profissionais para dentro das comunidades, promovendo o acesso dos moradores á esses serviços. É um diferencial da Prefeitura de Guimarães que ido aos lugares mais distantes, atendendo a todos aqueles que desejarem”.

Publicado em Interesse Público

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO PARTICIPAM DO 1° SOLETRANDO 2022

16 de novembro de 2022

A secretaria municipal de Educação, realizou, na Colônia de Pescadores, o 1? Soletrando do 3? ano matutino da Escola Dr. Urbano Santos.

O objetivo foi sensibilizar e conscientizar as crianças, reforçando o aprendizado de leitura e escrita, e também consolidando os três ciclos da alfabetização na idade certa.

“É um projeto importante que cumpre seu objetivo de incentivar a leitura e a escrita das nossas crianças, para que elas possam acompanhar esse processo sem atraso no seu aprendizado”, disse a supervisora da Escola Dr. Urbano Santos, Ana Leudes Rabelo.

“Me sinto muito orgulhosa pela conquista do meu filho. Eu sempre o ensinei que o importante é competir, mas ele se esforçou bastante e conseguiu ficar em primeiro lugar na competição. Isso me emociona e me faz pensar que estamos no caminho certo. Parabenizo a prefeitura, a secretaria de educação, por pensar nessas práticas mais prazerosa de educação. A sensação é de dever cumprido”, disse Mariane Martins, mãe do aluno vencedor.

“Gostaria de agradecer a Deus, por esse evento importante para a nossa educação. É muito bom poder ajudar nessa administração que é comprometida com a educação vimaranense, especialmente com nossas crianças. Que cada dia possamos fazer mais e melhor. Parabéns ao professor Iranilson e a toda equipe desta escola que se empenham diuturnamente para oferecer uma educação com qualidade”, disse Maria Isabel Carvalho – gestora adjunta.

Os alunos participantes além de aprenderem enquanto se divertiam, receberam troféu e medalhas como forma de incentivá-los a continuar buscando conhecimento e, ainda, que cresçam com esse desejo pela leitura.

Para encerrar o momento de integração, eles fizeram juntos uma linda apresentação.

Prefeitura de Guimarães

Eu amo, eu cuido!

Publicado em Educação

Semana de Conciliação é realizada em Guimarães

16 de novembro de 2022

A Semana Nacional de Conciliação, criada pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), desde 2006, busca uma forma mais prática de solucionar questões já judicializadas ou evitar que judicialize.

O CEJUSC de Guimarães, na semana de 7 à 11, também participou da realização da Semana, já que as leis 13140/2015 e 13105/2015 permitem a conciliação/mediação.

O CEJUSC é um equipamento do TJMA voltado para a solução de problemas como: pensão alimentícia, dívidas, conflitos com vizinhos, cobranças indevidas de água e luz, danos morais e materiais.  Todas essas questões que antes eram resolvidas apenas no Juizado Especial, hoje podem ser levadas às salas de conciliação pela via do CEJUSC, sem gastos processuais.

A ação é uma parceria da Prefeitura e TJMA (Tribunal de Justiça do Maranhão) e acontece tanto em Guimarães quanto em outros municípios.

Os atendimentos ocorreram na Sala de Conciliação na Casa do Cidadão.

“Essa parceria é muito importante para o acesso dos cidadãos e cidadãs vimaranenses à Justiça de forma mais prática. Parabéns ao setor de Conciliação e aos responsáveis por buscarem as soluções de problemas através do CEJUSC/TJMA”, disse Osvaldo Gomes.

“O trabalho foi muito produtivo e os resultados estão sendo alcançados. Inicialmente, divulgamos nos meios de comunicação que dispomos. O CEJUSC é uma porta aberta tanto para moradores de Guimarães, quanto de outras cidades, desde que as partes apresentem um número de contato válido. Qualquer pessoa, (maior de idade), pode buscar esse serviço. Temos a Sala de Conciliação e as pessoas podem se dirigir até lá e buscar o serviço”, disse o coordenador da Sala de Conciliação Josenilson.

Prefeitura de Guimarães

Eu amo, eu cuido!

Publicado em Interesse Público

Olá :)

Sejam bem-vindos e bem-vindas ao perfil de Guimarães!

Aqui você vai ficar por dentro dos destaques da nossa cultura, turismo, administração, educação, saúde, assistência social, infraestrutura e muito mais.
Nos orgulhamos de ser uma terra com 264 anos de história.
Temos também uma riqueza cultural gigantesca, belezas naturais incomparáveis e principalmente, um povo aguerrido e hospitaleiro.

Atualmente, nossa cidade está sob a administração do prefeito Osvaldo Gomes. Um gestor incansável que tem buscado cada vez mais desenvolvimento para sua gente.

Prefeitura de Guimarães, eu amo, eu cuido!

1 2 3 14

Conteudo deste blog é independente e de responsabilidade do Blogueiro.

© SDC - Todos os diretos reservados.