Posto de Saúde do povoado Puca é reinaugurado

27 de setembro de 2022

A Unidade Básica de Saúde Evilásia foi entregue para a população totalmente reformada, iluminada e equipada. Depois de permanecer fechada por muito tempo, a partir de hoje volta a atender os moradores.

“Esse posto é de fundamental importância para a saúde dos moradores desta localidade. Por isso, é com muita alegria que a entregamos. Aqui teremos serviços de médicos, nutricionistas, atendimentos básicos, entre outras”, disse o prefeito Osvaldo Gomes.

“Estávamos há mais de dois anos esperando pela reativação desse posto, pois precisamos muito dele. Só temos a agradecer ao prefeito Osvaldo Gomes que está entregando para nós e esperamos que agora funcione de forma regular”, disse a moradora Simara Muniz.

A UBS possui 8 salas e será comandada pela Estratégia da Saúde da Família. Vai oferecer consultas médicas, nutricionistas, fisioterapeuta, psicológicos e todos os demais profissionais.

Hoje, ela foi reinaugurada e já ofereceu atendimentos nas áreas citadas e também de dentistas.

“O prefeito Osvaldo Gomes ampliou essa unidade básica e já trouxe esses atendimentos que são de muita importância para cuidar da saúde da nossa gente. Enquanto Agente Comunitário de Saúde, fizemos esse trabalho de convidar os moradores daqui e das adjacências para participarem dessa ação significativa”, disse o ACS Elias.

Prefeitura de Guimarães 

Eu amo, eu cuido!

Publicado em Saúde

Profissionais da saúde e batedores de juçara participam de capacitação e implantação do programa de boas práticas de combater a Doença de Chagas

22 de setembro de 2022

A prefeitura de Guimarães e a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária municipal, realizou ontem,21, em parceria com a Vigilância sanitária estadual, na parte da manhã, a implantação do programa estadual de boas práticas para o açaí e uma capacitação ministrada pelo médico veterinário da Secretaria Estadual de Saúde Douglas de Carvalho para ACS’s, enfermeiros da Estratégia da Saúde da Família e os Agentes de Endemias. Durante a tarde, participaram os batedores de juçara.

 O objetivo foi esclarecer aos batedores, a importância da higiene e o manejo correto do produto nos processos de apanhar o fruto, desinfecção dos caroços, despolpar e armazenar, até chegar ao consumidor final. Teve ainda esclarecimentos a respeito do destino correto do caroço para que não seja descartado de forma irregular.

Para os profissionais da saúde, foram apresentados a sintomatologia da Doença de Chagas para que eles saibam identificar e notificar os casos, garantindo dessa forma, o tratamento correto e o monitoramento, a fim de evitar mais infecções.

“É uma prevenção que estamos levando para as pessoas que trabalham com a juçara, bacaba e buriti. A Vigilância Sanitária e os demais órgãos de saúde estão agindo preventivamente para que sejam evitados casos de infecção pelo Barbeiro. Não agiremos de forma punitiva, mas temos que fiscalizar para que não sejamos cobrados pelo Ministério Público” explicou Ismael Mendes, coordenador de Vigilância Sanitária de Guimarães.

“É um processo novo para esses batedores. Alguns já fazem da maneira correta, mas é preciso uma constância, pois 70% dos casos da Doença de Chagas são decorrentes da ingestão da juçara.

Porém, o processo de desinfecção do fruto e a pasteurização da polpa garantem segurança para o consumidor. E o nosso propósito é fazer com que esses profissionais da saúde e os produtores, trabalhem em conjunto evitando a proliferação dessa doença” esclareceu o senhor Douglas.

Prefeitura de Guimarães

Eu amo, eu cuido!

Publicado em Saúde

Culminância das Eletivas é realizada na Escola Mais Integral Mateus Avelar

20 de setembro de 2022

O evento foi realizado pela Prefeitura de Guimarães, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

A Eletiva, dentro do modelo de educação integral, é um dos componentes curriculares da base diversificada que proporciona, aos estudantes, trabalharem temáticas alinhadas ao seu projeto de vida. Isso permite uma amplitude maior na aprendizagem e ao que realmente desejam. Dentro da programação, exposição em estandes sobre as temáticas trabalhadas, apresentações culturais, bingos e teatro.

Foram dois períodos com quatro eletivas. Inicialmente, o aluno se inscreveu escolhendo a Eletiva da qual desejou participar.

“O trabalho, apesar de cansativo, foi gratificante, pois vimos o esforço dos participantes juntamente com a equipe pedagógica da escola e também os nossos operacionais. Os alunos atuaram muito bem, trazendo hortas, realizando bingos, dança indígena e teatro inspirado na dupla da comédia “Pão com Ovo”, disse o professor Eliseu Mendonça.

Para a gestora pedagógica Fihamma Soares, a culminância representa o resultado de um trabalho que vem sendo lapidado ao longo do primeiro e segundo semestres.

“Foi um período de muito aprendizado. Não estávamos acostumados a movimentar nossos alunos com essa didática de tamanha proporção, em que alunos e professores se integram e se entregam. A gestão municipal está de parabéns por essa iniciativa, bem como todos nós que nos empenhamos para fazer acontecer”.

Prefeitura de Guimarães

Eu amo, eu cuido!

Publicado em Educação

SENAR e Prefeitura realizam mais três dias de oficina para criação de aves em Macajubal

19 de setembro de 2022

Ao longo de três dias, o SENAR e a Prefeitura de Guimarães realizaram mais uma oficina de capacitação para os pequenos criadores do quilombo de Macajubal. Durante a capacitação, foi enfatizado que eles podem desenvolver a avicultura antes chamada de “fundo de quintal”.

Os assuntos abordados foram desde os aspectos de genética, para que aprendam a escolher aves produtoras de ovos em grande quantidade; a importância de trabalhar com centro de produção (bem estar animal); como cuidar da saúde das aves com aulas práticas; vacinação via intramuscular, ocular e outras.

Outro tópico da capacitação foi sobre a qualidade da ração. É importante que as aves tenham uma dieta balanceada de acordo com a idade, com foco nas fases de cria, recria, pré-postura e, finalmente, quando elas começam a postura dos ovos.

“Em cada uma dessas fases de criação é preciso garantir uma alimentação adequada. O foco é produzir desde o alojamento de uma pintainha, até que se transformem em poideras. Pode-se enfatizar que os alunos se empenharam no aprendizado e compartilharam experiências. Eles têm total condição de desenvolver projetos e aumentar sua renda”, disse Antônio de Paula Costa, instrutor do SENAR.

Dona Laudelina aprendeu muito com o curso e pretende levar esse aprendizado para a vida. Ela, que já tem uma criação de galinha caipira, aproveitou os três dias para aumentar ainda mais seu conhecimento.

“Temos que agradecer e não deixar só no papel. Já estamos desenvolvendo esse trabalho e agora aprendemos a forma adequada de criar nossas aves. Temos também o nosso grupo que deve ser fortalecido com essa capacitação. Vamos levar também para as pessoas que não participaram. Podemos nos unir para empreender e, cada dia mais, seguirmos com nossa produção”, disse a representante da comunidade de Macajubal, Josenilce Nascimento.

Prefeitura de Guimarães

Eu amo, eu cuido!

Publicado em Interesse Público

Vacinação Antirrábica 2022 é iniciada na sede e zona rural de Guimarães

16 de setembro de 2022

A prefeitura de Guimarães, por meio da coordenação epidemiológica da secretaria municipal de saúde, está realizando a Vacinação Antirrábica 2022. O objetivo é proteger os animais e as famílias contra a raiva. A meta da campanha é vacinar 3.000 animais nas zonas urbana e rural.

Especificamente os dias 14 e 15 a campanha foi intensificada para que mais donos de animais pudessem levar seus animais na Praça da Família Luís Domingues para tomarem a vacina. A vacinação continua até o dia 5 de outubro, para cães e gatos com mais de 3 meses de idade em domicílio.

“Já começamos uma mobilização na zona rural para que as pessoas saibam exatamente o dia de levar o animal e não perder a vacinação”, disse Sara Teixeira, coordenadora de Epidemiologia.

Thalita Luiza, médica veterinária, explicou que a vacinação antirrábica serve para proteger os animais contra qualquer ataque de animais de rua. Além de prevenir doenças que acontecem com muita frequência e matam muito rápido.

A raiva é uma doença infecciosa causada por um vírus, não tem cura e, se não houver prevenção e controle, pode levar à morte. É uma zoonose (doença que pode ser transmitida do animal para o ser humano) e o vírus pode estar presente na saliva de um animal infectado, podendo ser transmitido através de mordida, arranhão ou lambedura.

Prefeitura de Guimarães

Eu amo, eu cuido!

Publicado em Saúde

PREFEITURA ENTREGA UNIFORMES PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL

6 de setembro de 2022

A prefeitura de Guimarães iniciou, na sexta-feira passada, 02/09, a entrega dos uniformes escolares aos mais de dois mil alunos da rede municipal de ensino. Um ato simbólico foi realizado pelo prefeito Osvaldo Gomes, com a presença da secretária municipal de Educação, profa. Marinilde Machado, na Creche Anjinho de Deus, CE Juliana Bastos, Cumã e Dr João Henrique Bello, em Cumã.

Ao defender o uniforme, o prefeito mencionou os impactos do kit no orçamento das famílias e no dia a dia dos alunos: “Reafirmamos a importância do uniforme para a economia das famílias, que não precisam se preocupar em adquirir roupas para as crianças irem até a escola. Além desta questão, há o aumento da segurança e da sensação de pertencimento das crianças, uma vez que, uniformizadas, elas são facilmente identificadas dentro e fora das escolas”. 

A mãe do aluno Pedrosa José comentou: “Tenho dois filhos na escola e a farda que recebemos é muito importante, pois se fôssemos comprar, gastaríamos mais de R$ 200 para cada um”.

A secretária municipal de educação explicou a importância da farda para o aluno e informou que, em breve, vai entregar, a cada aluno da rede municipal, uma mochila pensada para atender às necessidades do dia a dia”.

Prefeitura de Guimarães

Eu amo, eu cuido!

Publicado em Educação

Guimarães em busca do SELO UNICEF 2021-2024

2 de setembro de 2022

Uma equipe multidisciplinar esteve reunida para dar prosseguimento à programação municipal de busca pelo SELO UNICEF 2021-2024. Integrantes das áreas de saúde, assistência social, educação e do Conselho Tutelar, coordenados pelo CAPS, participaram de diálogo sobre o Fluxo de Saúde Mental, no Município de Guimarães.

As ações desenvolvidas por todos os órgãos que participam dessa iniciativa foram apresentadas, entre elas, as ações da saúde e de instituições como: ESCOLA / PSE, CAPS, CREAS e NUCA / BUSCA ATIVA ESCOLAR, PROGRAMA BOMBEIRO MIRIM, CONSELHO TUTELAR e CENTRO DE CONVIVÊNCIA.

Desses órgãos, foram citadas as campanhas mensais realizadas nas escolas (Setembro Amarelo, Agosto lilás, etc.), orientação a profissionais, pais e estudantes; acolhimento e escuta; rodas de conversas dentro das salas de aulas trabalhando temas transversais, saúde física e mental e do contexto da comunidade escolar; palestras; entrega de cartilhas e panfletos, disseminando e facilitando o acesso a informação; sala de recursos multifuncionais e encaminhamentos.

Estiveram presentes o coordenador do CAPS, Padre Sarges, a coordenadora da Busca Ativa Escolar, Alice Sá, a mobilizadora da educação, Áurea Sá, o coordenador da juventude, Ítalo Davi Martins, além de enfermeiro, psicólogos, nutricionistas e demais mobilizadores.

Publicado em Interesse Público

PREFEITURA E SEBRAE REALIZAM CURSO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS

1 de setembro de 2022

Foi finalizado ontem, 31, o “Curso de Elaboração de Projetos para a Captação de Recursos”, promovido pelo Sebrae, em parceria com a prefeitura de Guimarães, por meio do programa Cidade Empreendedora. Os públicos-alvo foram as associações de moradores, grupos culturais, desportivos, filantrópicos e entidades governamentais.

Entre os objetivos estavam: compreender a importância de planejar antes de executar; identificar o projeto como uma ferramenta de planejamento; caracterizar o projeto como ferramenta chave para captação de recursos; conhecer a sua importância para o desenvolvimento territorial e para tomadas de decisão; acreditar que o projeto é um elemento chave na captação de recursos financeiros e desenvolver estratégias de negociação de recursos humanos com base em informações organizadas.

Nos 3 dias do curso, foram dados os primeiros passos para a estruturação do projeto, sua elaboração prática e busca de recursos para fins sociais, seja na área de educação, saúde, esporte, entre outros.

“Esse curso tem por objetivo preparar para a elaboração de projetos com fins sociais em todas as áreas e envolve todos os secretários do município”, disse José Cláudio- consultor Sebrae.

Publicado em Interesse Público

Jovens Empreendedores Primeiros Passos realiza etapa de alinhamento de ações em Guimarães

31 de agosto de 2022

Visando incentivar o empreendedorismo para os estudantes de Guimarães, foi realizado na manhã de hoje, 30, mais uma atividade do JEEP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), com gestores escolares da sede e zona rural.

O JEEP faz parte do projeto “Educação Empreendedora” e o diferencial é o uso da tecnologia no empreendedorismo.

São 10 escolas municipais participantes que aprenderão o comportamento empreendedor e descobrirão novas ferramentas para seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Participaram gestores do 1° ao 9° ano, e durante a formação de alinhamento, foram definidos os professores que irão aplicar o projeto JEEP em cada escola.

“Nos reunimos com todos os gestores do município para fazermos um alinhamento, ou seja, uma primeira visita de consultoria que o Sebrae está aplicando para podermos preparar o passo passo e as informações que precisam estar engrenadas para iniciarmos a formação do JEPP. Apenas as creches não estarão neste projeto de Educação Empreendedora onde os alunos serão ensinados o comportamento empreendedor e aprender ferramentas para desenvolver seus sonhos profissionais e pessoais”, explicou Vanda Pereira- consultora do Sebrae.

“Agradecemos a presença de todos os gestores que participaram e esperamos que eles possam extrair o melhor desse alinhamento levando para as salas de aula e para os seus respectivos alunos, incentivando e apoiando a realização dos seus sonhos”, disse a secretária de Educação Marinilde de Deus.

Para a coordenadora do JEPP Misclene Louzeiro, este processo vai ajudar a melhorar o espírito empreendedor das crianças e jovens, tornando mais agradável a experiência deles com o mundo dos negócios.

Prefeitura de Guimarães

Eu amo, cuido! 

Publicado em Educação

Guimarães presente na 1° Capacitação das Mulheres Guardiãs

31 de agosto de 2022

O município de Guimarães participou da 1⁰ Capacitação das Mulheres Guardiãs. O evento aconteceu no município de Palmeirândia, no dia 29 de agosto. Na oportunidade, 17 mulheres, 3 indígenas e 14 quilombolas, foram contempladas na 2ª etapa do programa.

Mulheres Guardiãs é uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e foi implementado a partir da Lei n* 11.627/2021, que tem o objetivo de identificar e fortalecer as lideranças femininas. Busca ainda oportunizar capacitações específicas, visando a disseminação de conhecimentos sobre medidas de combate à violência contra a mulher e contra seus direitos.

Representando Guimarães, estavam a secretária municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Comunitário, Olívia Gonçalves, as coordenadoras de gênero Augusta Nogueira e de Igualdade Racial Simone Cunha, a assistente social do CREAS, Ligiane Cantanhede e a representante dos povos indígenas Tupinambá em contexto urbano, Elenilde Rabelo.

As Mulheres Guardiãs precisam desenvolver diversas atividades de prevenção à violência contra a mulher, cada uma em seu território, seja quilombola ou indígena, e deverão enviar relatórios mensais para comprovar suas atividades para garantir, todo mês, as parcelas de R$400,00, até o mês de dezembro de 2022.

O município de Guimarães tem como responsabilidade, apoiar, orientar e monitorar as ações desenvolvidas por elas.

Prefeitura de Guimarães

Eu amo, eu cuido.

Publicado em Assistência Social

Olá :)

Sejam bem-vindos e bem-vindas ao perfil de Guimarães!

Aqui você vai ficar por dentro dos destaques da nossa cultura, turismo, administração, educação, saúde, assistência social, infraestrutura e muito mais.
Nos orgulhamos de ser uma terra com 264 anos de história.
Temos também uma riqueza cultural gigantesca, belezas naturais incomparáveis e principalmente, um povo aguerrido e hospitaleiro.

Atualmente, nossa cidade está sob a administração do prefeito Osvaldo Gomes. Um gestor incansável que tem buscado cada vez mais desenvolvimento para sua gente.

Prefeitura de Guimarães, eu amo, eu cuido!

1 2 3 12

Conteudo deste blog é independente e de responsabilidade do Blogueiro.

© SDC - Todos os diretos reservados.