ARTISTAS VIMARENSES SÃO BENEFICIADOS PELA LEI ALDIR BLANC

Em Guimarães, dezenas de fazedores de cultura e coletivos culturais foram beneficiados com o auxílio

Por Natalia Soares
Publicado em 31 de dezembro de 2021 às 11:15

Em Guimarães, dezenas de fazedores de cultura e coletivos culturais foram beneficiados com o auxílio cultural disponibilizados através de onze editais nas categorias de Espaços Culturais, música, artesanato, Cultura popular, festivais de talentos, fotografia, áudio visual, artes plásticas, poesia e contos, arte de rua e literatura, tiveram o crédito do auxílio depositado em suas contas hoje.

A Lei n° 14.017/2020, ficou conhecida como Lei Aldir Blanc, em homenagem ao compositor e escritor que morreu em maio de 2020 em decorrência da COVID-19. São recursos oriundos do Fundo Nacional de Cultura (FNC), que transferiu R$3 bilhões a todos os estados e municípios brasileiros. O Município de Guimarães ficou responsável em gerir R$ 98.265,00.

Para a utilização dos recursos, desde 2020, foi feito um cadastro para se saber quantos artistas e grupos culturais existem no município. A partir desses dados foi feito um plano de ação, com a distribuição de recursos por categoria, esse plano de ação foi aprovado pelo Secretaria Especial de Cultura do governo federal. E assim que foi dada a autorização, foram lançados os onze editais em setembro de 2021, com inscrição gratuita para quem tivesse interesse em solicitar os recursos.

Para o secretário de Cultura e Turismo Antônio Marcos, apesar da dificuldade de implementar a Lei, pelos aspectos burocráticos, os desafios foram vencidos e os artistas que solicitaram e entregaram a documentação pedida, puderam ter acesso ao auxílio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Olá

Sejam bem-vindos ao perfil de Guimarães!

Aqui você ficará por dentro dos destaques da nossa cultura, turismo, administração, educação, saúde, assistência social, infraestrutura e muito mais. Orgulhamo-nos de ser uma terra com 266 anos de história. Temos também uma riqueza cultural gigantesca, belezas naturais incomparáveis e, principalmente, um povo aguerrido e hospitaleiro.

Atualmente, nossa cidade está sob a administração do prefeito Osvaldo Gomes, um gestor incansável que tem buscado cada vez mais desenvolvimento para sua gente.

Prefeitura de Guimarães, eu amo, eu cuido!

Conteudo deste blog é independente e de responsabilidade do Blogueiro.

© SDC - Todos os diretos reservados.