Município de Guimarães já conta com Sistema de Melhorias da Saúde Mental (SISMENTAL)

O Centro de Atenção Psicossocial de Guimarães já conta com uma plataforma que vai possibilitar

Por Natalia Soares
Publicado em 11 de fevereiro de 2022 às 09:09

O Centro de Atenção Psicossocial de Guimarães já conta com uma plataforma que vai possibilitar a realização de um levantamento epidemiológico dos usuários do sistema de saúde mental. Para aprender a utilizar o recurso, chamado de SISMENTAL, a assistente social Brenna Gonçalves; o psicólogo e coordenador do CAPS 1, Raimundo Sarges; a psicóloga Elionora Oliveira; o enfermeiro Inácio Silva; Emídio Gomes, coordenador de sistema da atenção básica; o terapeuta ocupacional, Oslan e o técnico em enfermagem, Alex; participaram de um treinamento nesta quinta-feira (10).  Os instrutores foram os coordenadores do SISTEMAL do Estado: Dr. Arlet, coordenadora estadual de saúde mental e Dr. Ronaldo, técnico em saúde mental.

Para o coordenador do Centro de Atenção Psicossocial, Raimundo Sarges, a instalação da plataforma vai contribuir, e muito, para conhecer melhor as questões relacionadas aos problemas de saúde mental. Ainda de acordo com o coordenador, o levantamento será de ordem quantitativa e qualitativa.

“A importância desse sistema é integrar todos os usuários em uma rede estadual. Isso vai facilitar o acompanhamento do estado no município de Guimarães e favorece a elaboração de políticas públicas voltadas para a saúde mental, levantamentos quantitativos e qualitativos dos agravos predominantes na Rede de Atenção Psicossocial, RAPS e dispõe de subsídios concretos para elaboração dessas políticas tanto no município quanto no estado”, destacou.

O sistema não tem custo ou necessidade de aplicativo ou programa que comprometa a memória do computador. Vai proporcionar a identificação do usuário, além de estatísticas como faixa etária, sexo, tipos de transtornos, número de pacientes, entre outras questões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Olá :)

Sejam bem-vindos e bem-vindas ao perfil de Guimarães!

Aqui você vai ficar por dentro dos destaques da nossa cultura, turismo, administração, educação, saúde, assistência social, infraestrutura e muito mais.
Nos orgulhamos de ser uma terra com 264 anos de história.
Temos também uma riqueza cultural gigantesca, belezas naturais incomparáveis e principalmente, um povo aguerrido e hospitaleiro.

Atualmente, nossa cidade está sob a administração do prefeito Osvaldo Gomes. Um gestor incansável que tem buscado cada vez mais desenvolvimento para sua gente.

Prefeitura de Guimarães, eu amo, eu cuido!

Conteudo deste blog é independente e de responsabilidade do Blogueiro.

© SDC - Todos os diretos reservados.