Guimarães presente em Encontro de Povos Indígenas em São Luís

O município de Guimarães esteve presente no Encontro de Povos Indígenas Ximukàn Zanerekohaw – Tecendo

Por Natalia Soares
Publicado em 21 de fevereiro de 2022 às 10:51

O município de Guimarães esteve presente no Encontro de Povos Indígenas Ximukàn Zanerekohaw – Tecendo Resistência, realizado no último dia 19 de fevereiro de 2022. O evento foi uma iniciativa do Instituto Ximukàn Zanerekohaw e do povo Tremembé da Terra Indígena Engenho, que fica no município de São José de Ribamar, com parceria da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e de outros órgãos públicos e entidades da sociedade civil.

Durante o evento foram abordados temas sobre direitos e desafios dos povos indígenas, para o encaminhamento das demandas específicas de cada um desses povos.  Diversos territórios do Maranhão, em contexto urbano ou rural participaram da programação que trouxe debates sobre políticas públicas e também atividades culturais.

O encontro foi realizado no Sindicato dos Bancários e a coordenadora de Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Comunitário, Simone Cunha esteve representando o município de Guimarães acompanhada pelos representantes dos povos Tupinambás de Guimarães Elenilde Rabelo Silva e Alexandrino de Jesus Bispo Campos Filho.

Na mesa de abertura, foi pautado o Estatuto Estadual dos Povos Indígenas do Maranhão e o Sistema Estadual de Proteção dos Povos Indígenas.

No sábado (19), as atividades aconteceram no Território Tremembé, em São José de Ribamar. Na oportunidade foi realizada uma mini trilha no território com o intuito de conhecer a importância da luta coletiva, a autonomia, a gestão territorial e ambiental do povo Tremembé, assim como dos demais.

Prefeitura de Guimarães

Eu amo, eu cuido!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Olá :)

Sejam bem-vindos e bem-vindas ao perfil de Guimarães!

Aqui você vai ficar por dentro dos destaques da nossa cultura, turismo, administração, educação, saúde, assistência social, infraestrutura e muito mais.
Nos orgulhamos de ser uma terra com 264 anos de história.
Temos também uma riqueza cultural gigantesca, belezas naturais incomparáveis e principalmente, um povo aguerrido e hospitaleiro.

Atualmente, nossa cidade está sob a administração do prefeito Osvaldo Gomes. Um gestor incansável que tem buscado cada vez mais desenvolvimento para sua gente.

Prefeitura de Guimarães, eu amo, eu cuido!

Conteudo deste blog é independente e de responsabilidade do Blogueiro.

© SDC - Todos os diretos reservados.