Mobilização para Autoidentificacão de Povos Indígenas movimenta instituições públicas e comunidades em Guimarães

A prefeitura de Guimarães através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Comunitário, deu

Por Natalia Soares
Publicado em 24 de fevereiro de 2022 às 16:51

A prefeitura de Guimarães através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Comunitário, deu início a Mobilização para participação da Campanha de Autoidentificação dos Povos Indígenas.      

Desde o dia 07/02/2022, instituições públicas tais como: SASDECOM (CDC, CRAS, CADUNICO, Câmara de Vereadores, CREAS, SAN, CGCAIPD), SEMUS, SEMED e ACS têm se unido para a divulgação da campanha no município que já realizou a busca nas comunidades de Cumã, Araoca, Genipaúba e Boa Esperança.

Houve ainda reunião institucional com setores envolvidos; encontro com lideranças e poder público; reunião para mapeamento do município para identificação dos Povos Indígenas; calendário de atendimento exclusivo para os Povos Indígenas pelo CRAS e Planejamento das ações in loco.

“Guimarães é um dos 30 municípios maranhenses que tem população indígena e exerce uma importância muito grande. Quero parabenizar o prefeito por apoiar essa mobilização, que é fundamental para que possamos chegar ao mês de Agosto com todas as comunidades bem articuladas e autodeclaradas”, destacou o Assessor Especial para Assuntos Indígenas da SEDIHPOP, Francisco Sousa.

“Buscamos fazer um resgate da história e identidade indígena do município de Guimarães, compreendendo como essa identidade ainda está presente nas comunidades. Assim eles poderão acessar direitos e recontar a história do município a partir dessa diversidade étnica”, destacou Amanda Costa- Secretária Adjunta da SEDIHPOP.

Além das entidades, instituições e secretarias, a busca teve a participação do prefeito Osvaldo Gomes que pontuou:

“Em toda a história dos 264 anos de Guimarães, só ouvimos falar nos negros e portugueses, porém antes dessas etnias os índios tupinambás também construíram sua história aqui. E nós vamos resgatar esses valores dos nossos povos indígenas”.

Dando continuidade no trabalho de busca ativa a equipe do Estado da SEDHPOP retornará ao município no mês de abril de 2022 com uma agenda nas 04 comunidades já para construção da ata e assinatura para autodeclaração dos Povos indígenas no município de Guimarães-MA.

Será instituído através de decreto municipal uma Comissão Intersetorial de mobilização dos povos indígenas no município com representantes do poder público e sociedade civil envolvida.

Prefeitura de Guimarães 

Eu amo, eu cuido 

SASDECOM

SEDHPOP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Olá :)

Sejam bem-vindos e bem-vindas ao perfil de Guimarães!

Aqui você vai ficar por dentro dos destaques da nossa cultura, turismo, administração, educação, saúde, assistência social, infraestrutura e muito mais.
Nos orgulhamos de ser uma terra com 264 anos de história.
Temos também uma riqueza cultural gigantesca, belezas naturais incomparáveis e principalmente, um povo aguerrido e hospitaleiro.

Atualmente, nossa cidade está sob a administração do prefeito Osvaldo Gomes. Um gestor incansável que tem buscado cada vez mais desenvolvimento para sua gente.

Prefeitura de Guimarães, eu amo, eu cuido!

Conteudo deste blog é independente e de responsabilidade do Blogueiro.

© SDC - Todos os diretos reservados.