Busca Ativa para povo Tupinambá em Guimarães está na segunda etapa

A Prefeitura de Guimarães, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio das coordenações

Por Natalia Soares
Publicado em 17 de maio de 2022 às 15:50

A Prefeitura de Guimarães, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio das coordenações de Igualdade Racial e de Desenvolvimento Comunitário (CDC), realizou, na primeira semana de maio, no Centro de Convivência de Cumã e nas comunidades de Araoca, Genipaúba, e Boa Esperança, a segunda etapa da Busca Ativa do Povo Indígena Tupinambá de Guimarães, quando foram ofertados os seguintes serviços:

•atualização cadastral (autoidentificação)

•tarifa social

•troca de lâmpadas

O trabalho de Busca Ativa dos Povos Indígenas tem o propósito de identificar os Povos Tradicionais Indígenas, promovendo a unificação entre eles em contexto de territórios e de cidade, visando proteger e resguardar os seus direitos originários e constitucionais, fortalecendo os esteios de bases contra todos os tipos de opressão e, assim, auto afirmar o reconhecimento da sua origem histórica e, consequentemente, a definição de um coletivo.

A Busca Ativa consiste, também, em visita de campo com escuta nas comunidades e eventos, reunindo o poder público e a sociedade civil para discutir as problemáticas relacionadas aos povos indígenas.

“Esta segunda etapa da Busca Ativa do povo indígena Tupinambá, em Guimarães, tem grande significado para os povos tradicionais que por muito tempo foram esquecidos.  Agora, a gestão do prefeito Osvaldo Gomes tem dado visibilidade e apoio para que as comunidades de Cumã, Araoca, Genipaúba e Boa Esperança possam se autodeclarar e tomar posse de seus direitos junto à FUNAI e se integrar em sistemas do CADÚNICO, E-SUS e no Censo do IBGE (que será realizado em agosto deste ano), com o objetivo de buscar políticas afirmativas para os descendentes do povo Tupinambá em Guimarães”, explicou a secretária de Assistência Social, Olivia Francisca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Olá :)

Sejam bem-vindos e bem-vindas ao perfil de Guimarães!

Aqui você vai ficar por dentro dos destaques da nossa cultura, turismo, administração, educação, saúde, assistência social, infraestrutura e muito mais.
Nos orgulhamos de ser uma terra com 264 anos de história.
Temos também uma riqueza cultural gigantesca, belezas naturais incomparáveis e principalmente, um povo aguerrido e hospitaleiro.

Atualmente, nossa cidade está sob a administração do prefeito Osvaldo Gomes. Um gestor incansável que tem buscado cada vez mais desenvolvimento para sua gente.

Prefeitura de Guimarães, eu amo, eu cuido!

Conteudo deste blog é independente e de responsabilidade do Blogueiro.

© SDC - Todos os diretos reservados.