Jornada Pedagógica é realizada em Guimarães e discute sobre acessibilidade na Educação Especial

"Diálogos sobre inclusão e acessibilidade na Educação Especial" foi o tema da Jornada Pedagógica.

Por Natalia Soares
Publicado em 3 de agosto de 2022 às 08:48

A educação vimaranense está de parabéns, pois hoje, os gestores, professores, coordenadores e cuidadores ganharam mais uma capacitação para fortalecer o trabalho nos quesitos de atendimento para pessoas com deficiência.

“Diálogos sobre inclusão e acessibilidade na Educação Especial” foi o tema da Jornada Pedagógica, que aconteceu com a participação de quase 200 profissionais, que receberam capacitação sobre os caminhos da Educação Especial e Inclusiva, desde o seu conceito básico até a importância de desenvolver um olhar diferenciado para determinado aluno. Já existem quatro salas de recursos multifuncionais para atender os 59 alunos da rede municipal que precisam de cuidados especiais. A equipe de profissionais inclui a coordenadora de educação especial, o professor titular, psicólogos, psicopedagogos, entre outros.

Temas como dislexia, hiperatividade, TDH e autismo foram abordados na Jornada, que teve a presença de seis formadores e um coordenador geral que veio de São Luís.

“O professor precisa ter um olhar diferenciado para os alunos com deficiência. Parabenizamos o nosso gestor Osvaldo Gomes e a secretária Marinilde Machado por esse olhar voltado para essas crianças”, disse a coordenadora da educação especial Luzenalva de Jesus Cartágenes.

“São temas relevantes que ajudam o olhar do professor ao aluno que precisa desse amor, cuidado especial e dessa visão de inclusão na sociedade. Futuramente, serão pessoas independentes e esse trabalho é muito importante”, reiterou Marinilde.

A professora Flaviana não tem crianças especiais na escola em que trabalha no povoado de Genipaúba, mas participou da Jornada com o objetivo de adquirir mais conhecimento para interagir com seus alunos. Ela espera que na sua escola possa ter, também, sala multifuncional de viabilização de aprendizado para as crianças que ensina.

“A Jornada Pedagógica nos apresentou alternativas para trazer esclarecimentos ao corpo docente e aos profissionais da área da Educação. Conversamos aqui sobre a temática da Educação Especial em uma perspectiva inclusiva, a partir de reflexões em que compartilhamos algumas situações, principalmente no âmbito pedagógico, esclarecendo os profissionais da Educação sobre como conduzir situações e possamos assistir as crianças com deficiência, dentro das instituições escolares.  O município de Guimarães está saindo na frente, haja vista que é um dos poucos municípios que está buscando alternativas para isso. Já é um diferencial muito grande, pois à medida que o profissional se qualifica, ele atende melhor o seu aluno”, disse a especialista em Educação Especial e psicopedagoga Francimar Paixão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Olá :)

Sejam bem-vindos e bem-vindas ao perfil de Guimarães!

Aqui você vai ficar por dentro dos destaques da nossa cultura, turismo, administração, educação, saúde, assistência social, infraestrutura e muito mais.
Nos orgulhamos de ser uma terra com 264 anos de história.
Temos também uma riqueza cultural gigantesca, belezas naturais incomparáveis e principalmente, um povo aguerrido e hospitaleiro.

Atualmente, nossa cidade está sob a administração do prefeito Osvaldo Gomes. Um gestor incansável que tem buscado cada vez mais desenvolvimento para sua gente.

Prefeitura de Guimarães, eu amo, eu cuido!

Conteudo deste blog é independente e de responsabilidade do Blogueiro.

© SDC - Todos os diretos reservados.