SENAR e Prefeitura realizam mais três dias de oficina para criação de aves em Macajubal

Oficina de capacitação para os pequenos criadores do quilombo de Macajubal

Por Natalia Soares
Publicado em 19 de setembro de 2022 às 15:10

Ao longo de três dias, o SENAR e a Prefeitura de Guimarães realizaram mais uma oficina de capacitação para os pequenos criadores do quilombo de Macajubal. Durante a capacitação, foi enfatizado que eles podem desenvolver a avicultura antes chamada de “fundo de quintal”.

Os assuntos abordados foram desde os aspectos de genética, para que aprendam a escolher aves produtoras de ovos em grande quantidade; a importância de trabalhar com centro de produção (bem estar animal); como cuidar da saúde das aves com aulas práticas; vacinação via intramuscular, ocular e outras.

Outro tópico da capacitação foi sobre a qualidade da ração. É importante que as aves tenham uma dieta balanceada de acordo com a idade, com foco nas fases de cria, recria, pré-postura e, finalmente, quando elas começam a postura dos ovos.

“Em cada uma dessas fases de criação é preciso garantir uma alimentação adequada. O foco é produzir desde o alojamento de uma pintainha, até que se transformem em poideras. Pode-se enfatizar que os alunos se empenharam no aprendizado e compartilharam experiências. Eles têm total condição de desenvolver projetos e aumentar sua renda”, disse Antônio de Paula Costa, instrutor do SENAR.

Dona Laudelina aprendeu muito com o curso e pretende levar esse aprendizado para a vida. Ela, que já tem uma criação de galinha caipira, aproveitou os três dias para aumentar ainda mais seu conhecimento.

“Temos que agradecer e não deixar só no papel. Já estamos desenvolvendo esse trabalho e agora aprendemos a forma adequada de criar nossas aves. Temos também o nosso grupo que deve ser fortalecido com essa capacitação. Vamos levar também para as pessoas que não participaram. Podemos nos unir para empreender e, cada dia mais, seguirmos com nossa produção”, disse a representante da comunidade de Macajubal, Josenilce Nascimento.

Prefeitura de Guimarães

Eu amo, eu cuido!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Olá

Sejam bem-vindos ao perfil de Guimarães!

Aqui você ficará por dentro dos destaques da nossa cultura, turismo, administração, educação, saúde, assistência social, infraestrutura e muito mais. Orgulhamo-nos de ser uma terra com 266 anos de história. Temos também uma riqueza cultural gigantesca, belezas naturais incomparáveis e, principalmente, um povo aguerrido e hospitaleiro.

Atualmente, nossa cidade está sob a administração do prefeito Osvaldo Gomes, um gestor incansável que tem buscado cada vez mais desenvolvimento para sua gente.

Prefeitura de Guimarães, eu amo, eu cuido!

Conteudo deste blog é independente e de responsabilidade do Blogueiro.

© SDC - Todos os diretos reservados.