PREFEITURA REALIZA IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

A Conferência é parte de um processo político/social que envolve a participação da sociedade civil e do poder público na definição de políticas públicas voltadas para um novo sistema alimentar.

Por Natalia Soares
Publicado em 13 de abril de 2023 às 17:01

A IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do município de Guimarães – MA teve início com a abertura do cerimonial pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Agricultura. Com o tema: “Reconstruindo a Política de Segurança Alimentar e Nutricional em tempos de crise”, teve como objetivo ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da Soberania Alimentar, garantindo o direito humano à alimentação adequada e saudável, com a participação social e a gestão intersetorial no Sistema, na Política e no Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

A Conferência é parte de um processo político/social que envolve a participação da sociedade civil e do poder público na definição de políticas públicas voltadas para um novo sistema alimentar. O evento possibilitou a formação e capacitação dos atores sociais da sociedade civil e do governo, visando a implementação das ações propostas, além de representar um importante espaço de diálogo e construção coletiva de políticas públicas para a promoção da soberania alimentar. As discussões e propostas que surgiram na IV Conferência contribuirão para a reconstrução da política de segurança alimentar e nutricional no município.

Durante a abertura da IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do município de Guimarães, a Secretaria de Assistência Social, Olivia Gonçalves, destacou a importância da participação da sociedade civil e do poder público no processo de definição de políticas públicas voltadas para um novo sistema alimentar. “A Conferência é um importante espaço de diálogo e construção coletiva de políticas públicas para a promoção da soberania alimentar. Através dessa iniciativa, podemos ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da alimentação adequada e saudável, garantindo o direito humano à alimentação”, afirmou.

Já a presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Josanilce Nascimento, ressaltou a relevância da discussão do tema em tempos de crise. “A crise sanitária que vivemos reforça ainda mais a importância de discutirmos sobre segurança alimentar e nutricional. É fundamental que haja uma gestão intersetorial no Sistema, na Política e no Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional para garantir a promoção da soberania alimentar”, disse.

A IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional foi um importante marco na busca por um sistema alimentar mais justo e saudável para a população de Guimarães. Agora, cabe a todos nós colocar em prática as decisões tomadas na conferência e trabalhar juntos para reconstruir a política de segurança alimentar e nutricional em tempos de crise.

Prefeitura de Guimarães

Eu amo, eu cuido! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Olá

Sejam bem-vindos ao perfil de Guimarães!

Aqui você ficará por dentro dos destaques da nossa cultura, turismo, administração, educação, saúde, assistência social, infraestrutura e muito mais. Orgulhamo-nos de ser uma terra com 266 anos de história. Temos também uma riqueza cultural gigantesca, belezas naturais incomparáveis e, principalmente, um povo aguerrido e hospitaleiro.

Atualmente, nossa cidade está sob a administração do prefeito Osvaldo Gomes, um gestor incansável que tem buscado cada vez mais desenvolvimento para sua gente.

Prefeitura de Guimarães, eu amo, eu cuido!

Conteudo deste blog é independente e de responsabilidade do Blogueiro.

© SDC - Todos os diretos reservados.