NOTA DE ESCLARECIMENTO

Por Thony Maranhão
Publicado em 3 de março de 2023 às 13:39
...
O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) esclarece que a cheia que inundou parte do município de Pedreiras, no Maranhão, não é de responsabilidade da Autarquia, como informou a Prefeitura de Pedreiras e a Defesa Civil Municipal, e sim das fortes chuvas recentes aliadas ao desmatamento nas Áreas de Preservação Permanente (APP) ocasionadas pelas ocupações irregulares no leito do rio.
O DNOCS explica que a Barragem Flores está localizada no Rio Flores, distante 25 quilômetros da sua confluência com o Rio Mearim e, este, distante 35 quilômetros das cidades de Pedreiras e Trizidela do Vale. Portanto, o corpo técnico do DNOCS destaca que apenas uma válvula dispersora com 2 metros de diâmetro e uma carga hidráulica de 20 metros de coluna d’água (MCA), não proporciona uma vazão liberada acima de 12,00 m³/s (doze metros cúbicos de água), sem considerar perdas naturais de carga de água, como evaporação e absorção do solo ao longo do percurso de 60 quilômetros de distância, até as cidades citadas. Por todo o exposto acima, é importante explicar que a vazão liberada pela Barragem Flores é insignificante em relação a descarga do Rio Mearim.
Contudo, as informações veiculadas são inverídicas, pois o percentual na saída da tomada d’água liberado é de apenas 11,5% e não 70% como citado no Relatório de Inspeção da 13ª Companhia Independente de Bombeiros Militar da cidade de Pedreiras. A válvula em evidência foi construída para expelir vazões, não para conter enchentes e sim para proporcionar os usos múltiplos e o aproveitamento hidroagrícolas. Portanto, a referida válvula foi projetada para liberar vazões durante o ano inteiro quando necessário, sem causar danos.
Por fim, o DNOCS reafirma o compromisso e a responsabilidade com a Barragem Flores. Neste contexto, uma equipe técnica da Autarquia já se encontra no local para monitoramento da barragem e acompanhamento da situação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pedreiras

Essa é uma página que aborda sobre as principais notícias do município de Pedreiras, cidade Polo da região do Médio Mearim, e com uma população estimada em 39, 267 habitantes de acordo com dados do IBGE de 2018.

Com o slogan "Tempo de Reconstruir" o município atualmente está sob a gestão da prefeita Vanessa Maia

Pedreiras é um centro regional de abastecimento de 16 cidades da região do Médio Mearim, o que confere o título de destaque para a economia local do município.

A cidade possui uma cultura bem fortificada, e anualmente atrai diversos turistas, pois também é a terra natal do compositor, cantor e poeta, João Vale, que ficou conhecido nacionalmente por suas canções.

A cidade está localizada há 5 horas da capital São Luís.

Conteudo deste blog é independente e de responsabilidade do Blogueiro.

© SDC - Todos os diretos reservados.