Evite erros no currículo para o Primeiro Emprego

É importante ressaltar no currículo os aspectos que são solicitados na vaga de maneira transparente, ou seja, sem inventar nada. 

Por Jherry Dell'Marh
Publicado em 21 de março de 2022 às 08:01
...

Nem sempre se dá a devida importância ao currículo, e por isso ainda vemos muitas falhas na hora de apresentá-lo a um recrutador. Mas é bom lembrar que esse pedaço de papel (ou arquivo digital) funciona como uma apresentação do candidato. É ele que abre – ou fecha – as portas do mercado de trabalho.

Leia Mais

1. Foto

Nem sempre ela é necessária, mas se for, lembre-se de que imagens muito descontraídas não pegam bem. Por isso, não fuja do retrato profissional, que mostra apenas o rosto e parte do corpo, e use uma roupa que você vestiria em seu dia a dia de trabalho. Se o currículo for enviado por e-mail, atente-se para a resolução da imagem – você vai perder pontos se ela estiver muito pesada e o recrutador demorar vários minutos para abrir o arquivo.

2. Idiomas

Uma das mentiras mais frequentes nos currículos é em relação ao domínio de línguas estrangeiras. É importante colocar o nível de conhecimento dos idiomas que você fala, lê e escreve, mas não adianta supervalorizar suas habilidades. Um simples bate-papo com o recrutador vai te desmascarar.

3. Formatação 

Nada de letras coloridas e de vários tamanhos. Escolha uma fonte e mantenha o padrão em todo o documento. Depois, não se esqueça de fazer uma revisão ortográfica antes de passar o CV adiante.

4. Descrição do cargo

O recrutador não está muito interessado em saber da sua rotina profissional – ele sabe o que faz um gerente de marketing, por exemplo. Pode apostar que ele está mais interessado nas conquistas que você obteve naquela função. Portanto, use o espaço para contar as suas proezas, de forma sucinta e com números, sempre que possível.

5. Clichês

Adjetivos nem sempre são bem vistos nos currículos. Expressões como “altamente qualificado”, “esforçado”, “com iniciativa” e “flexível” podem até ser relevantes para o perfil profissional, mas melhor demonstrar essas qualidades de outra forma. Prefira exemplos concretos de realizações profissionais

E vale ressaltar também que o currículo é dinâmico. Portanto, o que já foi bem aceito pouco tempo atrás, hoje pode estar em desuso. Atualize sempre o seu e customize o documento para cada vaga que você se candidatar. Assim como as oportunidades de trabalho são únicas, o currículo também deve ser.

Conteudo deste blog é independente e de responsabilidade do Blogueiro.

© SDC - Todos os diretos reservados.