IBGE ainda procura Recenseadores com novo concurso público

Com dificuldade em preencher vagas para realização do Censo, IBGE abre mais 6.765 vagas para Recenseador. As inscrições vão até o dia 29 de agosto.

Por Jherry Dell'Marh
Publicado em 29 de agosto de 2022 às 08:35
...

Mais um edital de processo seletivo foi publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Desta vez, o IBGE divulgou que vai selecionar candidatos para 6.765 vagas, sendo 6.514 delas para Recenseador, 45 vagas de Agente Censitário Municipal e 206 vagas de Agente Censitário Supervisor.

Leia Mais

As novas vagas são para trabalhar temporariamente na coleta de dados em vários estados do País. São mais de mil cidades dos estados de Alagoas, Acre, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Santa Catarina, Tocantins, Amazonas e Pará com vagas abertas.

A remuneração será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados. A jornada de trabalho recomendável para a função é de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento.

A previsão de duração dos contratos é de até três meses, mas pode ser prorrogada, com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico 2022 e na disponibilidade de recursos orçamentários.

O edital oferece ainda mais 251 vagas, sendo 45 vagas de Agente Censitário Municipal e 206 vagas de Agente Censitário Supervisor. Os dois cargos têm exigência de ensino médio completo e a remuneração mensal oferecida é de R$ 2.100,00 para o Agente Censitário Municipal (ACM) e de R$ 1.700,00 para Agente Censitário Supervisor. Estes contratos têm previsão de 5 meses.

Os contratados receberão ainda a benefícios de auxílio-alimentação, auxílio-transporte, auxílio pré-escolar e férias e 13º salário proporcionais.

Para realizar a inscrição, o candidato deve comparecer até hoje 29 de agosto de 2022, dos postos de inscrição do IBGE, relacionados neste link. No Maranhão há vagas para as cidades de Alcântara, Arari, Bacurituba, Governador Newton Bello, Itaipava do Grajaú, Lago do Junco, Olinda Nova do Maranhão, Paço do Lumiar, Santa Helena, São Raimundo do Doca Bezerra e Turiaçu.

O candidato deverá levar RG, CPF, CNH e endereço completo. Além disso, deve apresentar sua titulação acadêmica. Não será cobrada taxa de inscrição.

O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 09 de setembro de 2022, no site www.ibge.gov.br/institucional/trabalhe-conosco.html. Veja as cidades com vagas abertas no edital em anexo.

Conteudo deste blog é independente e de responsabilidade do Blogueiro.

© SDC - Todos os diretos reservados.