ENCERRAMENTO DO CURSO DE CROCHÊ E BORDADOS MOSTRAM IMPORTANTE INVESTIMENTO NO ARTESANATO VIMARENSE

Na última sexta-feira (10), de novembro de 2021, houve na Sala do Empreendedor, o encerramento

Por Natalia Soares
Publicado em 13 de dezembro de 2021 às 09:15

Na última sexta-feira (10), de novembro de 2021, houve na Sala do Empreendedor, o encerramento do curso de bordados e crochê. A ação foi uma parceria do Sebrae e da Prefeitura de Guimarães, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e trouxe duas frentes: uma de trabalhar o artesanato em crochê e bordado de Bumba boi. O trabalho de crochê foi através de uma oportunidade de parceria com uma empresa portuguesa, chamada Limol que percebeu a potencialidade do crochê local e resolveu investir dando as linhas para que as mulheres vimarenses pudessem experimentar e adequar a realidade do município com essas linhas que são portuguesas. A partir de então, houve um salto de qualidade, pois elas saíram apenas do barbante, uma linha mais tradicional para a linha do bordado, uma versão mais sofisticada, conseguindo obter resultados muito satisfatório e um potencial de mercado que precisa a partir de agora ser apenas explorado para chegar até o país de Portugal. Por sua vez, a segunda frente de trabalho que é o crochê de Bumba Boi vem valorizar essa cultura do sotaque de zabumba que o município exporta para o mundo e que deve ser envolvido nessa tipologia de artesanato.


Usualmente para confecção de indumentária, a proposta é de desenvolvimento de produtos que sejam vendáveis ao longo do ano e não usados e guardados em seguida, como é atualmente. Inspirado no bordado que está presente no couro do boi, meias saias e golas, foram desenvolvidos chaveiros, marcadores de páginas e bijuterias para serem comercializados. Para o aperfeiçoamento dessas confecções, houve a participação das mestres e participantes das brincadeiras.


O consultor do Sebrae destacou sua alegria em ter participado desse processo junto com os artesãos vimarenses:
“Para mim foi uma satisfação muito grande, pois sou consultor do Sebrae, mas sou amante por cultura popular, então há uma troca onde a gente acaba mais aprendendo do que ensinando. Saio daqui com uma bagagem muito grande, essa cidade tem muito potencial, finalizo esse ciclo com mais vontade de socializar esse trabalho e a beleza dessa cidade e dessa gente”, destacou Marcelo Medeiros.

“A administração municipal tem investido sempre em empreendedorismo e hoje estamos aqui na sala do empreendedor, encerrando os cursos de bordados e artesanato. Uma parceria importante com o Sebrae que veio fortalecer e expandir para o país todo o potencial que nosso município tem neste segmento”, disse o prefeito Osvaldo Gomes.
O evento contou com a presença do secretário de Cultura e Turismo Antônio Marcos Gomes e das mulheres participantes dos cursos.

Prefeitura de Guimarães
Eu amo
Eu cuido!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Olá :)

Sejam bem-vindos e bem-vindas ao perfil de Guimarães!

Aqui você vai ficar por dentro dos destaques da nossa cultura, turismo, administração, educação, saúde, assistência social, infraestrutura e muito mais.
Nos orgulhamos de ser uma terra com 264 anos de história.
Temos também uma riqueza cultural gigantesca, belezas naturais incomparáveis e principalmente, um povo aguerrido e hospitaleiro.

Atualmente, nossa cidade está sob a administração do prefeito Osvaldo Gomes. Um gestor incansável que tem buscado cada vez mais desenvolvimento para sua gente.

Prefeitura de Guimarães, eu amo, eu cuido!

Conteudo deste blog é independente e de responsabilidade do Blogueiro.

© SDC - Todos os diretos reservados.