Final da III Copa Quilombola movimenta o esporte no fim de semana em Guimarães

Neste sábado, o estádio Lobatão em Guimarães foi palco para a final da III Copa

Por Natalia Soares
Publicado em 8 de janeiro de 2022 às 21:57

Neste sábado, o estádio Lobatão em Guimarães foi palco para a final da III Copa Quilombola Troféu Negro Cosme. A Copa Quilombola faz parte do programa estruturante Maranhão Quilombola do Governo do Estado com o apoio das Prefeituras Municipais através da Secretaria de Esportes e da Coordenação de Igualdade Racial.

Uma atividade que segundo o Assessor de Planejamento da SEIR, Gustavo Viana, é uma forma de combater o racismo.

 O campeonato teve 6 equipes onde a final foi entre Carapirá e Caratiua onde Caratiua foi campeã com o placar de 3×2. A equipe vencedora agora irá disputar em São Luís, competindo em nível estadual com outros 16 municípios.

Estavam presentes no evento, o secretário de Esportes Lazer Juventude e Cidadania Luziney Maia, o prefeito Osvaldo Gomes, o Assessor de Planejamento da SEIR Gustavo Viana, o gestor do Programa Maranhão Quilombola Mauro Marques, o representante do Instituto Solís Emanuel, a coordenadora da Igualdade Racial Simone Cunha, equipes participantes e a população em geral.

O secretário de esportes Luziney Maia agradeceu a Deus e as equipes que compuseram o campeonato e disse que mais importante que competir é a proximidade e a união entre as comunidades de forma sadia e amigável. Para ele “a expectativa é voltar com o troféu, uma vez que a nossa equipe está bem preparada”.

O prefeito Osvaldo Gomes disse:

“Esse é um momento de muita importância onde os dois times são vencedores. Agora vamos à São Luís com o objetivo de trazer esse troféu”.

A coordenadora de Igualdade Racial Simone Cunha, agradeceu ao apoio da prefeitura que aderiu ao projeto e às equipes participantes.

“Participar de um evento desse, é participar da interação quilombola é o fortalecimento da luta, da representatividade.  Eu gostaria também de agradecer aos times dos Quilombos de Caratiua e Carapirá e parabenizar especialmente Caratiua pela vitória. Essa ida para São Luís é para representar todas as comunidades Quilombolas de Guimarães e a população negra em geral”, disse ela.


Mais uma vez, ficou clara a preocupação da gestão municipal em valorizar o esporte em todas as categorias e representatividades

Prefeitura de Guimarães

Eu amo, eu cuido!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Olá :)

Sejam bem-vindos e bem-vindas ao perfil de Guimarães!

Aqui você vai ficar por dentro dos destaques da nossa cultura, turismo, administração, educação, saúde, assistência social, infraestrutura e muito mais.
Nos orgulhamos de ser uma terra com 264 anos de história.
Temos também uma riqueza cultural gigantesca, belezas naturais incomparáveis e principalmente, um povo aguerrido e hospitaleiro.

Atualmente, nossa cidade está sob a administração do prefeito Osvaldo Gomes. Um gestor incansável que tem buscado cada vez mais desenvolvimento para sua gente.

Prefeitura de Guimarães, eu amo, eu cuido!

Conteudo deste blog é independente e de responsabilidade do Blogueiro.

© SDC - Todos os diretos reservados.