Guimarães realiza programação em homenagem aos 200 anos de vida e obra de Maria Firmina dos Reis

Maria Firmina dos Reis foi uma personalidade histórica que, por onde passava, deixava marcas de

Por Natalia Soares
Publicado em 14 de março de 2022 às 16:09

Maria Firmina dos Reis foi uma personalidade histórica que, por onde passava, deixava marcas de sua determinação em mudar a realidade da época, especialmente quando se tratava de direitos das mulheres. Respeitando sua trajetória, a Prefeitura de Guimarães, realizou uma programação em homenagem aos 200 anos de Maria Firmina, no dia em que também se comemora o Dia Municipal da Mulher Vimarense.
No cemitério municipal, o prefeito Osvaldo Gomes, acompanhado por secretários e demais colaboradores da gestão, levou arranjos de flores para enfeitar o túmulo de Maria Firmina. Os alunos das escolas municipais receberam a visita de Maria Firmina (interpretada por Adriana Alves) e ouviram mais sobre sua vida. Houve ainda recitais de poesias, exposições de livros, e houve a live no Facebook: “Elas cantam e contam Maria Firmina”.

Maria Firmina dos Reis foi a primeira romancista negra do Brasil. Nasceu na Ilha de São Luís, no Maranhão, em 11 de março de 1822 e morreu em Guimarães/MA, no ano de 1917. Em 1859, publicou o romance “Úrsula” considerado o primeiro romance de uma autora do Brasil. Em 1887, publicou na Revista Maranhense o conto “A Escrava”, no qual se descreve uma participante ativa da causa abolicionista. Parte da sua história de vida ocorreu em nossa cidade, onde ela escreveu grandes obras.
Foi ela, que fundou em Maçaricó, uma escola mista e gratuita para alunos que não podiam pagar.

Maria Firmina dos Reis participou da vida intelectual maranhense: colaborou na imprensa local, publicou livros, participou de antologias, e, além disso, também foi musicista, compositora e folclorista.

Prefeitura de Guimarães

Eu amo, eu cuido!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Olá :)

Sejam bem-vindos e bem-vindas ao perfil de Guimarães!

Aqui você vai ficar por dentro dos destaques da nossa cultura, turismo, administração, educação, saúde, assistência social, infraestrutura e muito mais.
Nos orgulhamos de ser uma terra com 264 anos de história.
Temos também uma riqueza cultural gigantesca, belezas naturais incomparáveis e principalmente, um povo aguerrido e hospitaleiro.

Atualmente, nossa cidade está sob a administração do prefeito Osvaldo Gomes. Um gestor incansável que tem buscado cada vez mais desenvolvimento para sua gente.

Prefeitura de Guimarães, eu amo, eu cuido!

Conteudo deste blog é independente e de responsabilidade do Blogueiro.

© SDC - Todos os diretos reservados.