GUIMARÃES SE DESTACA COM APRESENTAÇÕES E ESTANDE DE TURISMO NA FEIRA DO EMPREENDEDOR DO SEBRAE 2022 EM SÃO LUÍS

O município de Guimarães esteve presente na Feira do Empreendedor do Sebrae 2022. Participaram da

Por Natalia Soares
Publicado em 6 de abril de 2022 às 10:19

O município de Guimarães esteve presente na Feira do Empreendedor do Sebrae 2022. Participaram da feira, o prefeito Osvaldo Gomes, o secretário municipal de Cultura e Turismo Antônio Marcos e as colaboradoras Danielle dos Anjos e Aline Cristina.

O microempresário Anilson Louzeiro e os condutores de Turismo de base comunitária de comunidades quilombolas Creusilene da Conceição-Cumum; Jéssica Rabelo- Caratíua; Alexon Martins-Damásio participaram da feira como expositores no II Encontro Maranhense de Turismo de Experiência, apresentando os atrativos naturais e culturais existentes no circuito Quilombos de Guimarães.

A feira durou quatro dias e teve exposição e conhecimento, com muita informação, inspiração, ideias e oportunidades de negócios e de aperfeiçoamento das habilidades empreendedoras dos maranhenses.

Guimarães participou da feira no estande do Polo Floresta dos Guarás, onde levou produtos oriundos do artesanato em crochê e de bordado de bumba meu boi trabalhados por grupo de mulheres artesãs em oficinas de criatividade na Sala do Empreendedor. No estande, que foi muito visitado, representantes dos 10 municípios que fazem parte do polo se fizeram presentes.

A Feira do Empreendedor estava há algum tempo sem acontecer, devido a pandemia da Covid-19, mas voltou com força total para trazer novas formas de empreender, consumir, promover sua marca, seus serviços, estabelecer conexões, parcerias, fechar negócios lucrativos e sustentáveis.

Creusilene, uma das participantes da Feira, que participou da divulgação, destacou que o evento foi importante para que mais pessoas tenham conhecimento a respeito do Turismo de Base Comunitária realizado em Guimarães.

“Agradecemos pela prefeitura de Guimarães que tem interesse em divulgar nosso trabalho para que a gente tenha mais pessoas lá nas nossas comunidades. Para que possamos receber mais turistas, mostrando nossa culinária, artesanato e as belezas naturais que dispomos”, disse ela destacando.

O Consultor do Sebrae que representa o polo de Guimarães, Marcelo Medeiros destacou que trabalha em duas frentes de artesanato no município, em que uma delas é o crochê mediante a perspectiva da parceria com as linhas Limol que são as linhas portuguesas, onde o secretário Antônio Marcos procurou o SEBRAE para que pudessem desenvolver uma coleção de produtos com essas linhas.

“A partir dessa perspectiva nós encontramos uma coleção de peças com um pouco mais requintadas onde se misturando com o tecido né e alguns exemplares estão expostas aqui”, disse o consultor.

 A outra frente de artesanato citada por Marcelo, é o bordado que tem o bumba boi como inspiração.

Desenvolvemos uma coleção de produtos que podem ser comercializados ao longo de todo o ano e não apenas no período da festividade, tais como: porta-moeda, bolsinha, marcador de texto, chaveiros, terços entre outros”, finalizou.

O secretário Antônio Marcos Gomes que é Presidente da Instância do Polo Floresta dos Guarás, destacou que a participação do município de Guimarães em uma Feira desse porte, onde pessoas do Brasil todo participam faz com que o Turismo de Guimarães rompa fronteiras.

“Trouxemos aqui o nosso Turismo de Base Comunitária e o artesanato feito também por artesãos e artesãs das comunidades tradicionais e quilombolas. Tivemos apresentação dos trabalhos dos nossos Condutores de Turismo que conseguiram se destacar nacionalmente, então isso nos enche de orgulho, por saber que estamos no caminho certo e que o Turismo de Guimarães está superando obstáculos e se tornando mais forte”, disse o secretário.

Prefeitura de Guimarães

Eu amo, eu cuido!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Olá :)

Sejam bem-vindos e bem-vindas ao perfil de Guimarães!

Aqui você vai ficar por dentro dos destaques da nossa cultura, turismo, administração, educação, saúde, assistência social, infraestrutura e muito mais.
Nos orgulhamos de ser uma terra com 264 anos de história.
Temos também uma riqueza cultural gigantesca, belezas naturais incomparáveis e principalmente, um povo aguerrido e hospitaleiro.

Atualmente, nossa cidade está sob a administração do prefeito Osvaldo Gomes. Um gestor incansável que tem buscado cada vez mais desenvolvimento para sua gente.

Prefeitura de Guimarães, eu amo, eu cuido!

Conteudo deste blog é independente e de responsabilidade do Blogueiro.

© SDC - Todos os diretos reservados.