Unidade Mais Integral de Prata promove Feirão de Eletivas para alunos do 6⁰ ao 9⁰ ano

A prefeitura de Guimarães, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na Escola Mais

Por Natalia Soares
Publicado em 20 de abril de 2022 às 16:56

A prefeitura de Guimarães, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na Escola Mais Integral, no povoado Prata, o I Feirão das Eletivas.

Prefeito Osvaldo Gomes, gestores e professores

Eletivas são disciplinas temáticas oferecidas pelos professores a cada semestre, com o objetivo de diversificar, aprofundar e enriquecer os conteúdos trabalhados no currículo da Base Nacional Comum.

Em Prata, de acordo com informações da Coordenadora Pedagógica do Programa, Silvia Cristina, as temáticas foram escolhidas pelos estudantes, que visitaram os estandes e se decidiram a partir do interesse na apresentação feita pelos professores. Trata-se de uma oportunidade para o estudante ampliar seus conhecimentos de uma forma mais lúdica e interessante. Além de serem diferenciadas, as disciplinas Eletivas permitem que os alunos do 6⁰ ao 9⁰ ano sejam protagonistas de seus projetos de vida.

Portanto, é um trabalho interdisciplinar que envolve diversas áreas de conhecimento (matemática, português, geografia, história…), de modo que, a cada semestre, eles podem cursar uma Eletiva, independente de sua série.

Segundo o gestor geral Almerino José, “A Eletiva é uma mudança de vida que vai acontecer para nossos alunos. Nesta dinâmica diferenciada, cada qual vai escolher em qual turma vai querer estar, interagindo com outras turmas, aprendendo de forma mais efetiva sobre o assunto de sua preferência. Acredito que até o final do ano, estaremos colhendo os frutos do protagonismo dos nossos alunos”.

Evelyn Cristina, estudante do 8° ano, disse em seu depoimento que essa dinâmica de aprendizado vai ser muito importante para sua formação. Ela, que escolheu a Eletiva de Finanças, vai poder aprofundar seu conhecimento sobre como usar melhor seu dinheiro e repassar esse aprendizado para outras pessoas, inclusive, familiares.

Evelly Cristina – Estudante

O professor Benes Assis, que vai trabalhar com os professores Edilson Cardoso e José, a Eletiva de Educação Financeira, garante:

“É de fundamental importância trabalhar com os alunos essa conscientização, para que ele se torne um adulto consciente ao usar o seu dinheiro. A gente tem como objetivo incentivar esses alunos para que possam ajudar suas famílias, nas suas despesas diárias com autocontrole para que não gaste mais do que ganham e mudem essa realidade atual, do superendividamento e perda de crédito”.

 Por sua vez, a professora Jaina Correia vai trabalhar com o professor Eliseu a Eletiva Autoestima no Prato, que ensina como o aluno pode se alimentar bem e com qualidade: “Vamos levar essa mensagem de como os nossos alunos e seus familiares podem se alimentar da forma adequada para sua saúde. Promover seu bem estar a partir da sua alimentação. A maioria das vezes, a gente come muito e acredita que está se alimentando bem. Porém, precisamos saber de onde vem o alimento, de que forma ele é tratado e como chega à nossa mesa”.

A professora Thayse de Paula vai defender o tema “Fala que eu te escuto”, no intuito de conversar sobre as formas que o maranhense tem para se comunicar, as diferenças culturais, as gírias, os sotaques, o regionalismo e os diferentes tipos de nomenclaturas de alimentos e coisas.

As professoras, Sânia, Kelly e Larissa irão tratar de história, arte e religiosidade dos Povos Indígenas: “Vamos abordar essa temática de forma diferenciada, o aluno vai passar a conhecer mais sobre a história das religiões. Nosso papel é muito importante, pois vimos que os alunos eles estão muito entusiasmados com as Eletivas e precisamos aproveitar isso para passarmos o máximo de aprendizado possível. É uma disciplina totalmente diferenciada e que veio aumentar o desenvolvimento intelectual deles, ao mesmo tempo que os instiga a valorizar a cultura indígena e seus desdobramentos”.

Prefeitura de Guimarães

Eu amo, eu cuido!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Olá :)

Sejam bem-vindos e bem-vindas ao perfil de Guimarães!

Aqui você vai ficar por dentro dos destaques da nossa cultura, turismo, administração, educação, saúde, assistência social, infraestrutura e muito mais.
Nos orgulhamos de ser uma terra com 264 anos de história.
Temos também uma riqueza cultural gigantesca, belezas naturais incomparáveis e principalmente, um povo aguerrido e hospitaleiro.

Atualmente, nossa cidade está sob a administração do prefeito Osvaldo Gomes. Um gestor incansável que tem buscado cada vez mais desenvolvimento para sua gente.

Prefeitura de Guimarães, eu amo, eu cuido!

Conteudo deste blog é independente e de responsabilidade do Blogueiro.

© SDC - Todos os diretos reservados.