III Conferência Municipal de Educação é realizada em Guimarães

O tema central foi:  "Inclusão, Equidade e Qualidade - Compromisso com o Futuro da Educação Vimarense".

Por Natalia Soares
Publicado em 12 de maio de 2022 às 17:33

A Educação de Guimarães foi pauta e destaque no dia 10 e 11 de maio de 2022, quando foi realizada a III Conferência Municipal de Educação, convocada pelo prefeito Osvaldo Gomes e organizada pelo Fórum Municipal de Educação, em conjunto com a SEMED. O tema central foi:  “Inclusão, Equidade e Qualidade – Compromisso com o Futuro da Educação Vimarense”.

Entre outros objetivos, a Conferência pretende canalizar as aspirações e expectativas do município para construir propostas de definição e implementação de políticas públicas na Educação, envolvendo a participação do Executivo, Legislativo e Sociedade Civil. Também tem o objetivo de dar início às preparações da Conferência Nacional de Educação, programada para novembro de 2022.

“Foram dois dias de debates. Dois dias em que o poder público, a sociedade civil, o governo, representantes do poder legislativo, ou seja, a sociedade vimarense parou para discutir problemáticas e soluções para a educação vimaranense. Entre outros objetivos, a III Conferência Municipal de Educação busca escolher delegados para a Conferência Estadual que acontecerá em novembro”, disse o prefeito Osvaldo Gomes.

Laís Maria Pereira Maia, atual presidente do Conselho Municipal de Educação, destacou: “Sabemos o quanto o Conselho é fundamental para que essas políticas públicas, discutidas nesta Conferência, sejam de fato, implementadas. É importante que tenhamos esse lugar de fala e de escuta, contribuindo para melhoria da educação vimaranense”.

Estavam presentes o prefeito de Guimarães; o coordenador do Fórum Municipal de Educação, Nataniel Trindade; a secretária de educação, Marinilde de Deus; a presidente do Conselho Municipal de Educação, professora Laís de Maria; o presidente da Câmara de Vereadores, Ariomagno Ferreira; o promotor de justiça, Dr. Frederico Bianchini; a presidente do Conselho Tutelar, Suelma Regina Fonseca; o representante dos gestores escolares, Irenilson Maia; a representante dos professores, Adeilce Cardoso; o representante dos pais, Antônio Carlos Boais; a palestrante, Joana Fonseca; e, representando a sociedade civil, Ana Martins. Secretários municipais, assessores, profissionais da educação e demais colaboradores da gestão municipal também participaram do evento, que aconteceu no Ginásio Poliesportivo José Ribamar Camargo, em Cumã.

Para a Rosana Neto Pontes, mãe de alunos da rede municipal de ensino, a Conferência cumpriu seu objetivo de unir os poderes e a sociedade numa importante discussão de soluções para as problemáticas enfrentadas pelos gestores, educadores, alunos e demais profissionais da educação. Ela também pontuou a importância da inclusão e equidade, propostos no tema.

O Padre Nataniel Trindade, participou do evento e pontuou: “Nesta III Conferência, a gente convida todos os segmentos da nossa sociedade para discutirmos e dialogarmos com as propostas e proposições, a fim de que, juntos, possamos alinhar cada passo do futuro da nossa educação”.

Confira abaixo como ficou a eleição para escolha dos delegados que representarão o município na Conferência Estadual:

✅ Representantes dos gestores da rede estadual de ensino: a professora Isnândia Cartágenes (titular) e a professora Cláudia Abrantes (suplente);

✅ Representantes dos professores da rede municipal de ensino: professora Josélia Maria (titular) e o professor Iranilson Maia (suplente);

✅ Representantes dos profissionais da educação pública estadual: professor Raimundo José Viana (titular) e professor Cláudio Júlio (suplente);

✅ Profissionais da educação pública municipal: Ana Leudes Rabelo (titular) e Maria Madalena (suplente), Gracinilde Silva (titular) Lurdineia Santos (suplente), Josana da Silva (titular) Adeilson Santos (suplente);

✅ Representantes do Conselho Municipal de Educação:  Laís de Maria (titular) e Margarete Ferreira (suplente);

✅ Representantes de alunos da rede municipal de ensino: David Cauã (titular), Neto Louzeiro (titular), Gabriel Ramon (suplente), Ana Luiza titular Brian Ricardo (suplente);

✅ Representantes de pais: Silvia Cristina (titular), Rosana Neto (suplente);

✅ Representante de vereadores, Jenille Brito (titular), Beatriz Sousa (suplente);

✅ Dirigente municipal de educação, Marinilde de Deus;

✅ Órgão de controle público e social, Walberth Carvalho (titular) e Francy Paula (suplente).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Olá :)

Sejam bem-vindos e bem-vindas ao perfil de Guimarães!

Aqui você vai ficar por dentro dos destaques da nossa cultura, turismo, administração, educação, saúde, assistência social, infraestrutura e muito mais.
Nos orgulhamos de ser uma terra com 264 anos de história.
Temos também uma riqueza cultural gigantesca, belezas naturais incomparáveis e principalmente, um povo aguerrido e hospitaleiro.

Atualmente, nossa cidade está sob a administração do prefeito Osvaldo Gomes. Um gestor incansável que tem buscado cada vez mais desenvolvimento para sua gente.

Prefeitura de Guimarães, eu amo, eu cuido!

Conteudo deste blog é independente e de responsabilidade do Blogueiro.

© SDC - Todos os diretos reservados.