AS AÇÕES DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES CONTINUAM ATÉ O FIM DO MÊS DE MAIO

O dia 18 de maio é lembrado como o Dia Nacional de Combate ao Abuso

Por Natalia Soares
Publicado em 19 de maio de 2022 às 15:55

O dia 18 de maio é lembrado como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Este ano, a Campanha completa 22 anos de existência. Para marcar essa data, a prefeitura de Guimarães, por meio das secretarias municipais e do Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), mobilizou o município promovendo caminhadas com alunos na sede, em Cumã e na zona rural. As ações continuarão até o dia 30 de maio, com palestras e atividades nas escolas.

A exploração sexual é caracterizada quando crianças ou adolescentes são utilizados para troca ou obtenção de lucro – financeiro ou de outra natureza – por meio de turismo sexual, tráfico, pornografia ou rede de prostituição.

“Nesse 18 de maio, caminhamos pelas ruas junto com escolas e instituições públicas para mostrar à sociedade que devemos dar um basta na exploração de crianças e adolescentes. Para toda a sociedade ficou o aviso: crianças e adolescentes não podem ser abusados sexualmente!”, declarou o prefeito Osvaldo Gomes.

“Estamos há 22 anos nessa luta e esse trabalho não é feito todos os dias do ano. Mas essa data é o dia D, quando a gente enfatiza sobre a campanha e acaba descobrindo muitas coisas. As ações na escola são essenciais, pois é dentro da escola que a gente descobre casos de abusos. Os alunos nos pedem socorro. Depois da campanha, o número de denúncia cresce, significativamente. Então, só tenho a dizer que esse movimento precisa ser fortalecido” diz Joyce Anne, presidente do CMDCA.

“O Conselho Tutelar vem lutando todos os dias por essa causa.  O dia 18 de maio é o dia de mobilizar e sensibilizar a sociedade em geral, e chamar a atenção dos pais e responsáveis para terem mais cuidado com suas crianças e adolescentes. Em casos de denúncia, têm que procurar o Conselho Tutelar, o CREAS e a Polícia Militar para fazer a denúncia”, explica Lilian de Cássia, Conselheira Tutelar.

“O 18 de maio é uma data de articulação Inter setorial. A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Comunitário puxou todas as secretarias, como a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação, para tratar e discutir esse tema. Essa mobilização é responsabilidade de todos nós, uma vez que, enquanto poder público, temos também que prevenir e proteger as crianças, não só nesse 18 de maio. Essa campanha é contínua e aqui, no município de Guimarães, ela vai acontecer até o final do mês de maio”, afirma Olívia Gonçalves, secretária de Assistência Social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Olá :)

Sejam bem-vindos e bem-vindas ao perfil de Guimarães!

Aqui você vai ficar por dentro dos destaques da nossa cultura, turismo, administração, educação, saúde, assistência social, infraestrutura e muito mais.
Nos orgulhamos de ser uma terra com 264 anos de história.
Temos também uma riqueza cultural gigantesca, belezas naturais incomparáveis e principalmente, um povo aguerrido e hospitaleiro.

Atualmente, nossa cidade está sob a administração do prefeito Osvaldo Gomes. Um gestor incansável que tem buscado cada vez mais desenvolvimento para sua gente.

Prefeitura de Guimarães, eu amo, eu cuido!

Conteudo deste blog é independente e de responsabilidade do Blogueiro.

© SDC - Todos os diretos reservados.