Em parceria com o Senar, prefeitura realiza curso de avicultura em Guimarães

Produtores aprenderam técnicas e novas formas de criar aves

Por Natalia Soares
Publicado em 7 de junho de 2022 às 08:44

O Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), órgão vinculado à Federação de Agricultura do Estado do Maranhão (Faema), realizou uma capacitação para avicultores, em parceria com a prefeitura de Guimarães, por meio da Sala do Empreendedor, em conjunto com a SEMAPE e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.

Durante três dias, os produtores aprenderam técnicas e novas formas de criar aves.

A instrutora Taís Aranha explica: “A nossa capacitação é voltada para pessoas que já estão ou que querem se inserir na atividade. O objetivo é que aprendam todos os passos da criação, pois muita gente já empreende, mas ainda não sabe a forma correta de fazer isso.  Então, aqui, nós vamos ajudá-los a entregar um produto de qualidade nas feiras locais, para que consigam se inserir no mercado de trabalho ou conseguir uma renda extra com essa atividade”.

Além da aula teórica, os alunos também aprenderam a parte prática de como manipular a ração com todos os nutrientes de que as aves precisam, vacinação, medição diária para saberem quantas galinhas cabem naquele espaço, alimentação alternativa, doenças e conheceram também a realidade do local de criação.

“Estou aqui para me atualizar, porque eu já tive galinha, porém, temos dúvidas de como criar adequadamente.  Então, quero agradecer a iniciativa da prefeitura em nos instruir para que a gente saiba como criar melhor as nossas aves”, disse a participante Antônia Inailde.

Para Domingas, o curso vem em boa hora, uma vez que ela pretende aumentar sua criação e gerar mais renda para sua família: “O curso é super massa porque a gente começou com a teoria e fomos para a prática, e assim pudemos ficar por dentro de como criar pintinhos e galinhas no nosso quintal. Vimos ainda que aquelas teorias de antigamente não se usa mais hoje em dia, pois, segundo alguns estudos, não fazem efeito”.

O empreendedor Elicarlos também falou sobre a importância desse aprendizado proposto pelo Senar: “Eu tenho um aviário e essas informações são muito úteis para que eu possa colocar em prática no meu empreendimento. Tudo o que eu aprendi pode servir lá na frente, para alguma coisa que eu possa fazer.  Agradeço a disposição da prefeitura e do secretário Antônio Marcos Gomes”.

 “Agradeço a administração por ter trazido esse curso para nós. Eu já tenho bastante experiência no ramo, mas conhecimento nunca é demais.  Sou da comunidade quilombola de Macajubal e ter uma formação para dividir com os demais é importante”, disse a empreendedora Josenilce Alves.

Prefeitura de Guimarães

Eu amo, eu cuido! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Olá :)

Sejam bem-vindos e bem-vindas ao perfil de Guimarães!

Aqui você vai ficar por dentro dos destaques da nossa cultura, turismo, administração, educação, saúde, assistência social, infraestrutura e muito mais.
Nos orgulhamos de ser uma terra com 264 anos de história.
Temos também uma riqueza cultural gigantesca, belezas naturais incomparáveis e principalmente, um povo aguerrido e hospitaleiro.

Atualmente, nossa cidade está sob a administração do prefeito Osvaldo Gomes. Um gestor incansável que tem buscado cada vez mais desenvolvimento para sua gente.

Prefeitura de Guimarães, eu amo, eu cuido!

Conteudo deste blog é independente e de responsabilidade do Blogueiro.

© SDC - Todos os diretos reservados.