Missas, cortejo fúnebre e homenagens reúnem lideranças de todo o estado para o último adeus ao prefeito e padre William Guimarães da Silva

Guimarães recebeu com muito pesar e saudade, o corpo do ex-prefeito e padre, William Guimarães

Por Natalia Soares
Publicado em 18 de julho de 2022 às 09:16

Guimarães recebeu com muito pesar e saudade, o corpo do ex-prefeito e padre, William Guimarães da Silva. Uma das grandes lideranças políticas do Maranhão, Pe. William administrava, atualmente, o município de Alcântara, mas também já foi prefeito em Guimarães e em Santa Helena.

A despedida se estendeu desde a tarde de sábado até domingo pela manhã com saída do cortejo com carros e motos a partir do portal da cidade; parada em frente à prefeitura; momento de oração na Igreja Matriz; início do cortejo a pé, da Igreja ao Ginásio Rubem Teixeira Goulart; missa de corpo presente no Ginásio, com a presença do prefeito Osvaldo Gomes, do governador Carlos Brandão, da ex-governadora Roseana Sarney, do Desembargador Guerreiro Júnior, dos deputados Hélio Soares, Roberto Rocha, Pastor Gildenemyr, Jota Pinto, entre outros; secretários de diversos municípios, vereadores e lideranças de toda a região, que ficaram até o sepultamento, no Cemitério do Santíssimo Sacramento.

QUEM ERA PADRE WILLIAM

William Guimarães da Silva nasceu em 21/02/1942, em Santa Rita dos Cardosos, município de Guimarães. Filho de José Custódio da Silva e de Maria Raimunda Guimarães da Silva. Aos 13 anos de idade, mudou-se para a sede de Guimarães, onde os missionários canadenses, nessa época, desenvolviam um importante trabalho pastoral e educacional. Em sua terra natal, fez os estudos primários, morou no internato São José, cursou o ginásio, se formou professor na Escola Normal Nossa Senhora da Assunção.

Sob a orientação dos padres canadenses João Caya e Marcelo Pepin, entrou para o seminário menor em Guimarães, em 1958.

Cursou Filosofia pela Faculdade de Mogi das Cruzes, em São Paulo; Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Em sua formação, passou pelos seminários de Fortaleza, Recife, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e, na Itália, no seminário de Roma.

Foi ordenado sacerdote secular da Diocese de Pinheiro, em 05/01/1973, na cidade de Santa Helena, sua primeira paróquia, tendo celebrado a primeira missa em Guimarães.

Na Diocese de Pinheiro, dentre outras atribuições foi:

Pároco de Santa Helena, pároco de Alcântara, pároco de Guimarães, pároco de Alcântara, ecônomo da diocese, vigário geral, coordenador diocesano de pastoral, professor, diretor, paramédico e assessor jurídico.

Importante liderança política da região, com destacada atuação estadual, foi um dos únicos a ser prefeito de três municípios diferentes: sendo Guimarães, Santa Helena e Alcântara.

Foi ainda presidente do Consórcio Conguarás.

Enquanto gestor do município de Guimarães, Padre William prestou relevantes serviços, destacando-se o calçamento de inúmeras ruas da sede e Cumã, concursos públicos, cursos da UFMA e UEMA, qualificação profissional aos jovens, construção do terminal rodoviário, ginásio Rubem Teixeira Goulart, ginásio de Damásio, ginásio de Cumã, Praça São José, Praça da Bíblia, em Cumã, reforma da Praça dos Sagrados Corações, abrigo turístico em Araoca, aquisição de ônibus escolares, implantação de creches, promoção de festividades culturais, estádios de Guimarães e Cumã, Unidade Básica de Saúde de Araoca.

Suas obras como gestor público revelam uma trajetória inteiramente dedicada ao bem estar e à qualidade de vida dos cidadãos. Sua vida como missionário é um exemplo para todos e, em especial para aqueles que fomos agraciados com sua convivência, ficará a eterna lembrança do amigo de fé de todas horas.

Nossos agradecimentos por todas as suas contribuições ao nosso município e ao nosso Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Olá :)

Sejam bem-vindos e bem-vindas ao perfil de Guimarães!

Aqui você vai ficar por dentro dos destaques da nossa cultura, turismo, administração, educação, saúde, assistência social, infraestrutura e muito mais.
Nos orgulhamos de ser uma terra com 264 anos de história.
Temos também uma riqueza cultural gigantesca, belezas naturais incomparáveis e principalmente, um povo aguerrido e hospitaleiro.

Atualmente, nossa cidade está sob a administração do prefeito Osvaldo Gomes. Um gestor incansável que tem buscado cada vez mais desenvolvimento para sua gente.

Prefeitura de Guimarães, eu amo, eu cuido!

Conteudo deste blog é independente e de responsabilidade do Blogueiro.

© SDC - Todos os diretos reservados.