EM PARCERIA COM O SEBRAE, PLANO DEL É APRESENTADO EM GUIMARÃES

Mais conhecimento para os empreendedores vimarenses com o lançamento do DEL (Plano de Desenvolvimento Local),

Por Natalia Soares
Publicado em 19 de julho de 2022 às 09:26

Mais conhecimento para os empreendedores vimarenses com o lançamento do DEL (Plano de Desenvolvimento Local), nesta terça-feira, 19, no auditório da Prefeitura Municipal. O Programa Cidade Empreendedora desenvolvido através do Cidade Empreendedora visa promover o desenvolvimento econômico do município de Guimarães, em união com o poder público, a sociedade organizada, empresários, comerciantes e comunidades. A ideia é elaborar a Agenda DEL dentro das cinco dimensões (Capital, Empreendedor, Tecido Empresarial e Governanças para o Desenvolvimento, Organização Produtiva e Inserção Competitiva), de modo que essas dimensões estejam ajustadas à realidade de cada município/ território participante.  Competitividade e desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios são a finalidade da Agenda DEL, além de estimular o empreendedorismo.
Entre as pautas e competências trabalhadas, estão as dimensões cognitivas, dimensão longitudinal, dimensão operacional. 

“Eu achei de suma importância esse momento, pois nos permitiu entender melhor o desenvolvimento do nosso município. Em Araoca, como é uma área turística, uma das principais rendas se dá através dos turistas que ali frequentam. Espero que as orientações que nos foram repassadas não fiquem somente aqui, mas que todos possam conhecer mais sobre o DEL”, destaca Angélica dos Santos, da comunidade de Araoca. 
Para o prefeito Osvaldo Gomes, o DEL (Desenvolvimento Econômico Local) é um planejamento para o desenvolvimento econômico do município de Guimarães, portanto, vai ser construído de forma conjunta com o governo municipal, lideranças comunitárias, além dos empreendedores do município com um único objetivo que é mostrar o caminho para o crescimento da cidade. 
“O plano DEL consiste em conscientizar as pessoas de que todas as metodologias devem ser aplicadas nos próximos cinco meses e enfatizar que só será um sucesso se for uma construção coletiva da sociedade. A metodologia não é para a prefeitura desenvolver um Plano de Desenvolvimento Econômico, e sim para a governança do município ser construída com base em três setores: poder público, sociedade organizada e as empresas. Isso legitima o plano, pois ele deixa de ser um plano de governo e passa a ser um plano da comunidade e isso facilita a comunidade”, reforça Gilberto Socoloski- consultor do Sebrae. 
As orientações serão constantes e ficarão disponíveis até o fim do ano.
Estavam presentes o prefeito Osvaldo Gomes, o palestrante Gilberto Socoloski – consultor do Sebrae, secretários municipais e líderes comunitários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Olá :)

Sejam bem-vindos e bem-vindas ao perfil de Guimarães!

Aqui você vai ficar por dentro dos destaques da nossa cultura, turismo, administração, educação, saúde, assistência social, infraestrutura e muito mais.
Nos orgulhamos de ser uma terra com 264 anos de história.
Temos também uma riqueza cultural gigantesca, belezas naturais incomparáveis e principalmente, um povo aguerrido e hospitaleiro.

Atualmente, nossa cidade está sob a administração do prefeito Osvaldo Gomes. Um gestor incansável que tem buscado cada vez mais desenvolvimento para sua gente.

Prefeitura de Guimarães, eu amo, eu cuido!

Conteudo deste blog é independente e de responsabilidade do Blogueiro.

© SDC - Todos os diretos reservados.