Sala do Empreendedor e SENAR realizam capacitações de empreendedorismo nas comunidades quilombolas de Sumidouro e Macajubal

As comunidades quilombolas de Sumidouro e Macajubal receberam na última sexta-feira, dia 30, a equipe do SENAR, para a capacitação de reaproveitamento do babaçu e cultivo do milho.

Por Natalia Soares
Publicado em 3 de outubro de 2022 às 15:24

A ação foi realizada pela Prefeitura de Guimarães, em parceria com o SENAR (Sala do Empreendedor) e apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da Coordenação de Igualdade Racial.

Pedro Paiva, instrutor do SENAR, explicou teoria e prática do cultivo de milho.

“Utilizamos duas formas de plantio, uma com produto químico (npk) e outra com junção do esterco da galinha com adubo orgânico”, disse Paiva.

Um total de 15 mulheres da comunidade participaram, com o objetivo de multiplicar o aprendizado e começar a produzir nos quintais de suas casas, de modo que possam vender seus produtos orgânicos na Feirinha de Guimarães dentro de dois meses.

A instrutora Ana Joaquina ensinou como reutilizar o babaçu e extrair seu óleo, usado em produtos de limpeza como sabão em barra, sabão líquido, pasta brilho e sabonete.

Ela ensinou também a extrair o mesocarpo e, com ele, fazer bolos, biscoitos, panquecas etc.

Segundo Antônio Marcos, coordenador da Sala do Empreendedor, “a intenção dessa capacitação é fortalecer alguns grupos produtivos locais, a fim de que tenham autonomia para produzir, vender seus produtos e aumentar sua renda. Além disso, queremos aquecer a economia local com cada vez mais mulheres empreendedoras”.

Nunca tínhamos recebido um curso dessa natureza, então foi muito importante para nós, meninas, que participaram e gostamos muito, aprendemos muita coisa. Parabéns ao coordenador Antônio Marcos, à coordenadora da igualdade racial Simone Cunha e à gestão municipal que deu todo suporte para a equipe do SENAR.  Desejamos que venham outros cursos para nossa comunidade e para que a gente vire as meninas empreendedoras”, disse Nailce Melo, presidente da comunidade.

Prefeitura de Guimarães

Eu amo, eu cuido!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Olá :)

Sejam bem-vindos e bem-vindas ao perfil de Guimarães!

Aqui você vai ficar por dentro dos destaques da nossa cultura, turismo, administração, educação, saúde, assistência social, infraestrutura e muito mais.
Nos orgulhamos de ser uma terra com 264 anos de história.
Temos também uma riqueza cultural gigantesca, belezas naturais incomparáveis e principalmente, um povo aguerrido e hospitaleiro.

Atualmente, nossa cidade está sob a administração do prefeito Osvaldo Gomes. Um gestor incansável que tem buscado cada vez mais desenvolvimento para sua gente.

Prefeitura de Guimarães, eu amo, eu cuido!

Conteudo deste blog é independente e de responsabilidade do Blogueiro.

© SDC - Todos os diretos reservados.