Em parceria com o SENAR, prefeitura investe em cursos de capacitação para diversos setores da agricultura na sede e zona rural de Guimarães

Alunos empenhados em aprender novas ferramentas para incrementar sua produção participaram, ativamente, dos cursos de Cultivo de Hortaliças Folhosas e de Avicultura de Postura.

Por Natalia Soares
Publicado em 10 de outubro de 2022 às 08:50

Moradores das comunidades quilombolas de Damásio, Monte Alegre, São Vicente e da sede saíram enriquecidos com mais capacitações promovidas pela prefeitura e SENAR, por meio da Sala do Empreendedor.

Alunos empenhados em aprender novas ferramentas para incrementar sua produção participaram, ativamente, dos cursos de Cultivo de Hortaliças Folhosas e de Avicultura de Postura.

Alana Mesquita, engenheira agrônoma e instrutora do SENAR, ministrou a capacitação de hortaliças folhosas. Segundo ela, o curso foi direcionado para pessoas que já trabalham neste ramo, mas ainda não dominam as técnicas que essa atividade exige. De posse desse conhecimento, as pessoas conseguem melhorar a produtividade e aumentar a renda de suas famílias. 

“Foi muito bom participar do curso, pois a gente já trabalha, mas nossas técnicas ainda são muito antigas. Mas, agora com as orientações que recebemos da professora, a gente vai aperfeiçoando o modo de fazer os canteiros, como plantar e cuidar das plantas, e isso vai aumentar mais a nossa renda, com certeza!”, afirma Dona Maria Vitória Martins, moradora de Damásio.

Antônia de Lourdes, da comunidade São Vicente, fez o curso de Avicultura de Corte. A aula teórica aconteceu na sede e a aula prática em São Vicente. Ela diz ter feito o curso porque gosta de trabalhar com aves, mas também por pensar no retorno financeiro, a fim de melhorar a renda da família.

Inailde Santos também participou da finalização do curso em São Vicente e destacou a importância do aprendizado adquirido: “A gente se especializa mais com essas capacitações. Espero que a prefeitura continue realizando essas ações que vão ajudar no aumento da nossa renda e, consequentemente, na economia do município”.

O curso de Avicultura de Postura traz, para os produtores, técnicas de manejo sanitário, instalação, manejo nutricional, quantidade correta de comedouros e bebedouros, vacinação, ração equilibrada, etc.

“O município de Guimarães está de parabéns por levar conhecimento aos pequenos criadores e produtores”, disse Cláudia Carvalho, instrutora de Avicultura de Postura.

Floriano Júnior, mobilizador oficial do SENAR, parabenizou Guimarães e destacou que o município é o que mais tem feito solicitação para a aplicação de cursos de capacitação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Olá :)

Sejam bem-vindos e bem-vindas ao perfil de Guimarães!

Aqui você vai ficar por dentro dos destaques da nossa cultura, turismo, administração, educação, saúde, assistência social, infraestrutura e muito mais.
Nos orgulhamos de ser uma terra com 264 anos de história.
Temos também uma riqueza cultural gigantesca, belezas naturais incomparáveis e principalmente, um povo aguerrido e hospitaleiro.

Atualmente, nossa cidade está sob a administração do prefeito Osvaldo Gomes. Um gestor incansável que tem buscado cada vez mais desenvolvimento para sua gente.

Prefeitura de Guimarães, eu amo, eu cuido!

Conteudo deste blog é independente e de responsabilidade do Blogueiro.

© SDC - Todos os diretos reservados.