SEMANA LITERÁRIA MOVIMENTA A CIDADE DE GUIMARÃES

Durante uma semana a Educação vimaranense esteve em festa com a realização da Semana Literária

Por Natalia Soares
Publicado em 3 de novembro de 2022 às 09:20

Durante uma semana a Educação vimaranense esteve em festa com a realização da Semana Literária Municipal 2022, que teve por tema: “Maria Firmina dos Reis – Estrela Literária Vimaranense”. Vários eventos aconteceram nas escolas da sede e da zona rural com muito aprendizado e imersão na história de Maria Firmina dos Reis, na ocasião em que se comemora seus 200 anos. Dentro da programação, tivemos: apresentação teatral com a presença de pais e responsáveis; momento histórico com a roda de conversa sobre Maria Firmina dos Reis, no auditório da Escola Dr. Urbano Santos, com as presenças do escritor Rafael Baseiro, do Juiz de Direito e integrante da Academia Maranhense de Letras, Dr. Agenor Gomes, de Anita Gomes, representando o Instituto da Cor ao Caso, do prefeito Osvaldo Gomes, da primeira dama Almerice Ferreira, da juíza Mara Carneiro, do ex-prefeito de Guimarães e professor Reginaldo Lopes, dos secretários e demais personalidades vimaranenses, além de visitas a exposições e passeios literários dos alunos em diversos pontos culturais de Guimarães.

O encerramento ocorreu na Praça da Família Luís Domingues e o bumba meu boi sotaque de zabumba levou alegria aos presentes. Houve concurso literário com premiação e apresentações de alunos que também gerou um clima de muita animação.

A Semana Municipal da Literatura nasceu de um projeto do prefeito Osvaldo Gomes, quando o mesmo atuava ainda como vereador, em 2010. Sancionado pelo prefeito da época Pe. William Guimarães, o evento passou a fazer parte do calendário cultural do município. Todos os anos, nesse período, alunos e profissionais da educação fazem uma imersão na vida e obra dos talentos literários de Guimarães, buscando diferentes formas de expressão artística. Este ano a temática foi Maria Firmina dos Reis (1825-1917), primeira romancista negra do Brasil, neta de escrava, que escolheu viver em Guimarães, onde dedicou 70 anos de sua vida. Como professora e mulher visionária, deixou seu legado de luta por uma educação igualitária entre meninos e meninas, pelo fim da escravização e uma obra literária sensível que hoje inspira estudiosos da literatura do mundo inteiro.

“Agradecemos a cada e cada uma que organizou , aos diretores, professores, coordenadores e demais profissionais, mas em especial aos alunos que são protagonistas desta história. Guimarães é uma cidade cultural e precisa ter apoio e incentivo para que tenha mais momentos iguais a estes”, esclareceu o prefeito Osvaldo Gomes.

O ex-prefeito, professor e grande liderança política de Guimarães, sr. Reginaldo Lopes descreveu a Semana Literária como um marco na educação vimaranense, uma vez que ela proporciona aos estudantes e professores uma imersão no conhecimento e na cultura da nossa terra. Ele contou que as obras e conquistas de Maria Firmina dos Reis estão sendo mais conhecidas agora. Reginaldo Lopes ainda parabenizou a gestão municipal pelo empenho em proporcionar um evento grandioso como este. “Vivemos momentos de muita troca de conhecimento. Isso enriquece a educação do nosso município e faz com que nossos alunos fiquem mais interessados em conhecer a história de Maria Firmina e consequentemente a sua própria história. Há muitos anos eu faço parte da educação de Guimarães e é sempre bom vivenciar essa inovação”, disse o professor Raimundo Viana.

Prefeitura de Guimarães

Eu amo, eu cuido!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Olá :)

Sejam bem-vindos e bem-vindas ao perfil de Guimarães!

Aqui você vai ficar por dentro dos destaques da nossa cultura, turismo, administração, educação, saúde, assistência social, infraestrutura e muito mais.
Nos orgulhamos de ser uma terra com 264 anos de história.
Temos também uma riqueza cultural gigantesca, belezas naturais incomparáveis e principalmente, um povo aguerrido e hospitaleiro.

Atualmente, nossa cidade está sob a administração do prefeito Osvaldo Gomes. Um gestor incansável que tem buscado cada vez mais desenvolvimento para sua gente.

Prefeitura de Guimarães, eu amo, eu cuido!

Conteudo deste blog é independente e de responsabilidade do Blogueiro.

© SDC - Todos os diretos reservados.