III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL ACONTECE EM TRÊS UNIDADES ESCOLARES DE GUIMARÃES

A iniciativa envolveu toda a equipe escolar e as famílias das crianças

Por Natalia Soares
Publicado em 21 de dezembro de 2023 às 17:30

A Secretaria Municipal de Educação realizou, nos dias 18, 19 e 20 de dezembro, a III Conferência Municipal da Educação Infantil, com o tema “Indique – Indicadores de Qualidade na Educação Infantil”, tema criado pelo MEC e desenvolvido pela Unicef.  O evento ocorreu em três locais estratégicos: na Creche Anjinho de Deus I, na sede; na U.E.B Manoel Martins da Silva, em Damásio; e, na U.E.B Artur Raimundo Farias, em Genipaúba.

A iniciativa envolveu toda a equipe escolar e as famílias das crianças e seu objetivo principal foi discutir e desenvolver novas metodologias para aprimorar a qualidade da educação infantil nas escolas de Guimarães, mostrando como os Indicadores de Qualidade funcionam como ferramentas de autoavaliação. Foram delineadas sete dimensões que serviram de base para as discussões acerca das questões escolares.

Os participantes se organizaram em sete grupos para discuti-las, culminando na consolidação da plenária, quando ideias e propostas foram compartilhadas.

Esse trabalho seguiu os critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e as informações geradas são utilizadas pelo selo Unicef para alcançar metas que visam melhorar as condições de vulnerabilidades sociais.

A participação dos pais nesse encontro foi crucial, pois foi possível demonstrar que a avaliação do processo educacional deve envolver diferentes perspectivas, do porteiro à copeira. O sentido maior de uma avaliação completa é assegurar que as crianças recebam tratamento adequado e que todas as dimensões trabalhadas estejam efetivamente sendo implementadas na escola. A avaliação, nesse contexto, permeia todos os aspectos da instituição de forma abrangente e participativa.

Prefeitura de Guimarães

Eu amo, eu cuido!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Olá

Sejam bem-vindos ao perfil de Guimarães!

Aqui você ficará por dentro dos destaques da nossa cultura, turismo, administração, educação, saúde, assistência social, infraestrutura e muito mais. Orgulhamo-nos de ser uma terra com 266 anos de história. Temos também uma riqueza cultural gigantesca, belezas naturais incomparáveis e, principalmente, um povo aguerrido e hospitaleiro.

Atualmente, nossa cidade está sob a administração do prefeito Osvaldo Gomes, um gestor incansável que tem buscado cada vez mais desenvolvimento para sua gente.

Prefeitura de Guimarães, eu amo, eu cuido!

Conteudo deste blog é independente e de responsabilidade do Blogueiro.

© SDC - Todos os diretos reservados.